Capa do Álbum: Antena 1
A Rádio Online mais ouvida do Brasil
Antena 1
Ícone seta para a esquerda Veja todas as Notícias.

Montanhas do Nepal perderam um terço de seu gelo, diz chefe da ONU

Placeholder - loading - Secretário-geral da ONU António Guterres visita Nepal  29/10/2023   REUTERS/Navesh Chitrakar
Secretário-geral da ONU António Guterres visita Nepal 29/10/2023 REUTERS/Navesh Chitrakar

Publicada em  

Por Gopal Sharma

KATMANDU (Reuters) - As montanhas cobertas de neve do Nepal perderam cerca de um terço de seu gelo em mais de 30 anos devido ao aquecimento global, disse o secretário-geral da ONU, António Guterres, nesta segunda-feira, após uma visita à área próxima ao Monte Everest, o pico mais alto do mundo.

Os cientistas do clima dizem que a temperatura da Terra aumentou em média 0,74 grau Celsius nos últimos 100 anos, mas o aquecimento no Himalaia, no sul da Ásia, foi maior do que a média global.

As geleiras do Nepal, localizadas entre dois grandes poluidores de carbono - Índia e China - derreteram 65% mais rápido na última década do que na anterior, disse o chefe da ONU em uma mensagem de vídeo após visitar a região de Solukhumbu.

'Estou aqui hoje para gritar do alto do topo do mundo: parem com a loucura', declarou ele, pedindo o fim da 'era dos combustíveis fósseis' com a advertência de que o derretimento das geleiras significaria lagos e rios cheios varrendo comunidades inteiras e mares subindo a taxas recordes.

As geleiras do Himalaia Hindu-Kush podem perder até 75% de seu volume até o final do século devido ao aquecimento global, disseram os cientistas em um relatório publicado em junho deste ano, causando inundações perigosas e escassez de água para 240 milhões de pessoas que vivem na região montanhosa.

Alpinistas que voltaram do Everest disseram que a montanha estava mais seca e mais cinzenta agora.

'Temperaturas recordes significam derretimento recorde das geleiras. O Nepal perdeu cerca de um terço de seu gelo em pouco mais de 30 anos', disse Guterres, que está em uma visita de quatro dias ao país.

Ele também pediu aos países que limitem o aumento da temperatura global a 1,5 grau Celsius para evitar 'o pior do caos climático'.

(Reportagem de Gopal Sharma)

Escrito por Reuters

Últimas Notícias

  1. Home
  2. noticias
  3. montanhas do nepal perderam …

Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência.