Capa do Álbum: Antena 1
A Rádio Online mais ouvida do Brasil
Antena 1
Ícone seta para a esquerda Veja todas as Notícias.

Morre ator Jean-Paul Belmondo, estrela da Nouvelle Vague francesa, diz AFP

Placeholder - loading - 17/05/2011 REUTERS/Jean-Paul Pelissier
17/05/2011 REUTERS/Jean-Paul Pelissier

Publicada em  

PARIS (Reuters) - Jean-Paul Belmondo, uma estrela da Nouvelle Vague do cinema francês, após sua atuação em 'Acossado', de Jean-Luc Godard, em 1959, morreu aos 88 anos, noticiou a agência de notícias francesa AFP nesta segunda-feira.

Ator carismático que muitas vezes realizava suas próprias acrobacias, Belmondo mudou na década de 1960 para filmes convencionais e se tornou um dos principais heróis de comédia e ação do cinema francês.

Sua decisão de seguir carreira no cinema comercial e de evitar os salões de arte gerou críticas de que ele havia desperdiçado seu incontestável talento --algo que ele sempre negou.

'Quando um ator faz sucesso, as pessoas lhe dão as costas e dizem que ele escolheu o caminho mais fácil, que não quer se esforçar ou se arriscar', disse Belmondo certa vez.

'Mas se fosse tão fácil lotar os cinemas, então o mundo do cinema teria uma saúde muito melhor do que a que tem. Não acho que eu teria ficado nos holofotes por tanto tempo se estivesse fazendo qualquer bobagem. As pessoas não são estúpidas.'

O advogado de Belmondo disse que ele faleceu em casa.

'Ele estava muito cansado há algum tempo. Ele morreu em paz', disse o advogado Michel Godest à AFP.

Belmondo nasceu em 9 de abril de 1933, em Neuilly-sur-Seine, filho do renomado escultor Paul Belmondo e da pintora Sarah Rainaud-Richard. Apesar de sua formação culta, ele parecia mais atraído pelo mundo dos esportes do que pelas artes e foi um grande boxeador em sua juventude.

Depois que descobriu a atuação, foram necessárias três tentativas até que o Conservatório de Paris concordasse em 1952 em aceitá-lo como estudante. Mesmo assim, não foi uma passagem tranquila, e Belmondo desistiu irritado em 1956 após a má recepção de um júri do conservatório sobre uma de suas apresentações.

Um de seus professores disse na época: 'O sr. Belmondo nunca terá sucesso com sua cara de desordeiro'.

A resposta de Belmondo foi um gesto obsceno. Ele estrelou mais de 80 filmes, muitos deles sucessos de bilheteria, durante o meio século seguinte.

(Por GV De Clercq)

Escrito por Reuters

Últimas Notícias

  1. Home
  2. noticias
  3. morre ator jean paul belmondo …

Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência.