Capa do Álbum: Antena 1
A Rádio Online mais ouvida do Brasil
Antena 1
Ícone seta para a esquerda Veja todas as Notícias.

Movimentar-se a cada 30 minutos pode reduzir risco de morte precoce, aponta estudo

Segundo um novo estudo americano, levantar-se a cada meia hora, mesmo que por um período curto, pode diminuir os impactos negativos do sedentarismo.

Placeholder - loading - Imagem da noticia "Movimentar-se a cada 30 minutos pode reduzir risco de morte precoce, aponta estudo"

Publicada em  

Segundo um novo estudo americano, movimentar-se a cada meia hora, mesmo que brevemente, pode reduzir os danos do sedentarismo. Na pesquisa, quem tinha esse comportamento apresentou menor risco de morte precoce, independente do tempo total que passava sentado ao longo do dia.

Essa é uma boa dica para quem passa muitas horas do dia sentado no trabalho, pois, levantar-se a cada 30 minutos, mesmo que seja somente para beber água, é um hábito simples e fácil de ser inserido na rotina, sem contar que pode ajudar a ser mais saudável.

O estudo foi desenvolvido por cientistas da Universidade Columbia, nos Estados Unidos, que avaliaram dados sobre saúde e fatores de risco para acidente vascular cerebral de aproximadamente 8.000 pessoas, homens e mulheres, com mais de 45 anos. Também, foi utilizado um aparelho para identificar seus movimentos ao longo de quatro anos.

Os resultados evidenciaram que os voluntários eram considerados sedentários em 77% do tempo que não estavam dormindo, cerca de mais de 12 horas por dia. Durante a pesquisa, 340 participantes morreram. Para os pesquisadores, ser sedentário é permanecer por longos períodos sem movimentar-se.


Segundo o trabalho, considerando diferentes hábitos e estilos de vida, tanto ficar parado mais de 13 horas por dia de uma vez só, quanto passar períodos mais curtos, de 60 a 90 minutos, sem se movimentar são hábitos que podem estar relacionados a um maior risco de morte precoce.

Já aqueles que levantavam a cada 30 minutos, mostraram-se mais saudáveis e com menores riscos de mortalidade, independente do tempo que passavam sentados durante o dia.

Esse estudo mostra que por mais que o indivíduo realize exercícios, ainda é crucial se ater na realização de algumas pequenas pausas no trabalho com o objetivo de movimentar-se. Praticar algum exercício físico é essecial, mas não anula o riscos de passar longos períodos sentado.

Escrito por Redação

Últimas Notícias

  1. Home
  2. noticias
  3. movimentar se a cada 30 …

Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência.