Capa do Álbum: Antena 1
A Rádio Online mais ouvida do Brasil
Antena 1
Ícone seta para a esquerda Veja todas as Notícias.

MPF não buscará palco ou holofotes, diz Gonet em posse na PGR

Placeholder - loading - Paulo Gonet durante sabatina na Comissão de Constituição e Justiça do Senado 13/12/2023 REUTERS/Adriano Machado
Paulo Gonet durante sabatina na Comissão de Constituição e Justiça do Senado 13/12/2023 REUTERS/Adriano Machado

Publicada em  

Atualizada em  

BRASÍLIA (Reuters) - O récem-empossado procurador-geral da República, Paulo Gonet, disse nesta segunda-feira que o Ministério Público Federal (MPF) não buscará 'palco' ou 'holofotes' sob seu comando, afirmando também que a organização não recebeu a competência para determinar políticas públicas.

'No nosso agir técnico, não buscamos palco nem holofotes, mas com destemor, havemos de ser fiéis e completos ao que nos delega o constituinte e nos outorga o legislador democrático', disse Gonet.

'Sabemos que não nos foi dado formular políticas públicas, nem deliberar sobre a conformação social e política das relações entre os cidadãos', acrescentou.

Durante discurso de posse na PGR, Gonet defendeu como função do MPF a obrigação indeclinável de combate à corrupção e às organizações criminosas e a manutenção da democracia pelo estímulo e resguardo dos valores republicanos.

'Daí o nosso dever indeclinável de combater à corrupção, às organizações criminosas e aos atos que perturbam a indispensável segurança na vida das relações', afirmou.

Gonet foi indicado pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva para assumir a PGR no final do mês passado, dois meses depois do fim do mandato de Augusto Aras, indicado pelo ex-presidente Jair Bolsonaro.

Aprovado pelo Senado na semana passada, o novo PGR exercerá a função pelo período de dois anos.

Em discurso na cerimônia de posse, Lula traçou o que espera da atuação do novo PGR, argumentando que o chefe do MPF não pode se submeter a nenhuma autoridade, mas também não a manchetes de jornal ou televisão.

Ele afirmou que denúncias publicadas na imprensa não podem falar mais alto do que os autos do processo e pediu que o MPF jogue o 'jogo da verdade'.

'O Ministério Público é de tamanha relevância que um procurador não pode se submeter a um presidente da República, a um presidente da Câmara, ao presidente do Senado, mas também não pode se submeter a manchete de nenhum jornal ou canal de televisão', disse Lula.

(Por Lisandra Praguassu, em Brasília, e Fernando Cardoso, em São Paulo)

Escrito por Reuters

Últimas Notícias

  1. Home
  2. noticias
  3. mpf nao recebeu competencia …

Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência.