Capa do Álbum: Antena 1
A Rádio Online mais ouvida do Brasil
Antena 1
Ícone seta para a esquerda Veja todas as Notícias.

Mudanças climáticas podem afetar produção de vinho e encarecer a bebida

Estudos já estão em andamento para evitar o problema.

Placeholder - loading - Imagem da noticia "Mudanças climáticas podem afetar produção de vinho e encarecer a bebida"

Publicada em  

As mudanças climáticas induzidas pela atividade humana no último século já afetam a rotina das regiões vinícolas mais famosas do mundo, o que gera mudanças no calendário de maturação das uvas e expõe as plantações a chuvas mais intensas e imprevisíveis que o normal.

“Para produzir bons vinhos é necessário uma combinação precisa entre a variedade de uva e o clima do local. O desafio só vai aumentar se as temperaturas continuarem a subir e os regimes de chuvas continuarem a mudar”, afirmou Elizabeth Wolkovich, professora de ecologia da Universidade de Harvard, nos EUA.

A produção mundial de vinho caiu ao todo 3,2 por cento em 2016. Um dos principais responsáveis foi o Brasil, que por causa do El Niño sofreu uma queda de 55 por cento.

“Estamos em uma média baixa devido a fenômenos climáticos que afetaram várias regiões do mundo”,comentou Jean-Marie Aurand, diretor-geral da Organização Internacional da Vinha e do Vinho.

Um projeto chamado Innovine – junção das palavras em inglês entre innovation (inovação) e wine (vinho) – selecionou por quatro anos variedades de uva mais resistentes por meio de análises genéticas. Milhares de testes de DNA já foram feitos para buscar genes que tornem as plantas mais aptas a sobreviver ao aumento das chuvas e à disseminação de pragas causadas pelo aquecimento da atmosfera.

Essa peneira genética, segundo os pesquisadores, é melhor maneira de diminuir o impacto das mudanças climáticas para a produção de vinho. “Adotar material genético novo, selecionando variedades mais adaptadas ao estresse, sempre tem mais impacto que qualquer outra maneira de lidar com o problema”, explica a pesquisadora Anne-François Adam-Blondon, que comandou o projeto.

Um aumento de pelo menos 1,5ºC na temperatura média do planeta, sefundo a maioria dos especialistas, já é irreversível. O que significa que as áreas ideias para a plantar uvas inevitavelmente se deslocarão para o norte, desalojando Bordeaux, Alsace and Chianti de colinas francesas que um dia já foram o local ideal para o vinho perfeito.

Para ler mais notícias, curta a página Antena 1 News no Facebook!

Escrito por Redação

Últimas Notícias

  1. Home
  2. noticias
  3. mudancas climaticas podem …

Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência.