Capa do Álbum: Antena 1
A Rádio Online mais ouvida do Brasil
Antena 1
Ícone seta para a esquerda Veja todas as Notícias.

Mundo reage a ataque do Hamas contra Israel

Placeholder - loading - REUTERS/Mohammed Salem
REUTERS/Mohammed Salem

Publicada em  

(Reuters) - O grupo islâmico palestino Hamas lançou o maior ataque contra Israel em décadas neste sábado, causando mais de 20 mortos e centenas de feridos.

Veja a seguir algumas reações globais.

NAÇÕES UNIDAS

O enviado da ONU para a paz no Oriente Médio, Tor Wennesland, disse: 'Este é um precipício perigoso e eu apelo a todos para que se afastem da beira do abismo.'

O Alto Comissário da ONU para Direitos Humanos, Volker Tuerk, disse: 'Esse ataque está tendo um impacto horrível sobre os civis israelenses... Os civis nunca devem ser o alvo de um ataque.'

Presidente PALESTINO, MAHMOUD ABBAS

O povo palestino tem o direito de se defender contra o 'terror dos colonos e das tropas de ocupação', disse Abbas, segundo a agência de notícias oficial WAFA.

ESTADOS UNIDOS

O porta-voz de Segurança Nacional da Casa Branca disse que os EUA 'condenam inequivocamente' os ataques e estão ao lado de Israel, informou a emissora CNN.

O secretário de Defesa dos EUA, Lloyd Austin, disse: 'Nos próximos dias, o Departamento de Defesa trabalhará para garantir que Israel tenha o que precisa para se defender e proteger os civis da violência indiscriminada e do terrorismo.'

IRÃ

No sábado, um conselheiro do líder supremo do Irã, Ali Khamenei, parabenizou os combatentes palestinos, informou o site de notícias semi-oficial ISNA. 'Apoiaremos os combatentes palestinos até a libertação da Palestina e de Jerusalém', disse Yahya Rahim Safavi.

A televisão estatal do Irã mostrou os membros do parlamento levantando-se de seus assentos para cantar 'Morte a Israel.'

O porta-voz do Ministério das Relações Exteriores do Irã, Nasser Kanaani, foi citado pela ISNA como tendo dito: 'Nessa operação, o elemento surpresa e outros métodos combinados foram usados, o que mostra a confiança do povo palestino diante dos ocupantes.'

CHANCELER ALEMÃO, OLAF SCHOLZ

'Recebemos hoje notícias aterrorizantes de Israel. Estamos profundamente chocados com os disparos de foguetes de Gaza e com a escalada da violência. A Alemanha condena esses ataques do Hamas e está ao lado de Israel', disse Scholz.

Presidente DA FRANÇA, EMMANUEL MACRON

Macron condenou veementemente os ataques. 'Expresso minha total solidariedade com as vítimas, suas famílias e pessoas próximas a elas', disse ele.

ARÁBIA SAUDITA

O Ministério das Relações Exteriores pediu uma 'cessação imediata da violência'.

MINISTÉRIO DAS RELAÇÕES EXTERIORES DO EGITO

O Egito alertou sobre as 'graves consequências' e pediu 'o máximo de moderação e que se evite expor os civis a mais perigos'.

MINISTRO DAS RELAÇÕES EXTERIORES BRITÂNICO, JAMES CLEVERLY

'O Reino Unido condena inequivocamente os horríveis ataques do Hamas contra civis israelenses. O Reino Unido sempre apoiará o direito de Israel de se defender', disse Cleverly.

UNIÃO EUROPEIA

A chefe da Comissão da UE, Ursula von der Leyen, declarou: 'Condeno inequivocamente o ataque realizado pelos terroristas do Hamas contra Israel. Trata-se de terrorismo em sua forma mais desprezível.'

O chefe de política externa, Josep Borrell, declarou: 'Condenamos inequivocamente os ataques do Hamas. Essa violência horrível deve cessar imediatamente. Terrorismo e violência não resolvem nada.'

BRASIL

O Ministério das Relações Exteriores do Brasil afirmou que o país, que está na presidência do Conselho de Segurança das Nações Unidas, convocará reunião de emergência do órgão.

'O governo brasileiro condena a série de bombardeios e ataques terrestres realizados hoje em Israel a partir da Faixa de Gaza....Expressa condolências aos familiExpressa vítimas e manifesta sua solidariedade ao povo de Israel.'

O ministério afirmou ainda que 'não há justificativa para o recurso à violência, sobretudo contra civis, o governo brasileiro exorta todas as partes a exercerem máxima contenção a fim de evitar a escalada da situação'.

Presidente DA TURQUIA, TAYYIP ERDOGAN

'Pedimos moderação de todas as partes', disse Erdogan.

CATAR

O Ministério daErdoganões Exteriores disse que Israel é o único responsável pela escalada contínua da violência com o povo palestino e pediu que ambos os lados demonstrem moderação.

RÚSSIA

O vice-ministro das Relações Exteriores da Rússia, MIKHAIL BOGDANOV, afirmou que o país está com contato com Israel, os palestinos e países árabes em relação à escalada do conflito israelo-palestino e pediu moderação.

Presidente da UCRÂNIA, VOLODYMYR ZELENSKIY

Zelenskiy condenou o que chamou de 'ataque terrorista' contra Israel e disse que o direito de Israel de se defender 'não pode ser posto em dúvida'.

HEZBOLLAH

O grupo libanês Hezbollah disse que está em 'contato direto com a liderança da resistência palestina' e descreveu os eventos como 'resposta decisiva à ocupação contínua de Israel e uma mensagem para aqueles que buscam a normalização de relações com Israel'.

GABINETE DO PRIMEIRO-MINISTRO ITALIANO

'O governo italiano está acompanhando de perto o ataque brutal que está ocorrendo em Israel. Ele condena nos termos mais fortes o terror e a violência contínuos contra civis inocentes. O terror nunca prevalecerá. Apoiamos o direito de Israel de se defender', afirmou em um comunicado.

EMIRADOS ÁRABES UNIDOS

'Os Emirados Árabes Unidos pedem o exercício de contenção máxima e um cessar-fogo imediato para evitar graves repercussões', disse a agência de notícias oficial, citando o Ministério das Relações Exteriores.

Escrito por Reuters

Últimas Notícias

  1. Home
  2. noticias
  3. mundo reage a ataque do hamas …

Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência.