Capa do Álbum: Antena 1
A Rádio Online mais ouvida do Brasil
Antena 1
Ícone seta para a esquerda Veja todas as Notícias.

Na ONU, Biden promete era de 'diplomacia incansável' dos EUA após erros militares

Placeholder - loading - Presidente dos EUA, Joe Biden, discursa na Assembleia-Geral da ONU 21/09/2021 REUTERS/Eduardo Munoz
Presidente dos EUA, Joe Biden, discursa na Assembleia-Geral da ONU 21/09/2021 REUTERS/Eduardo Munoz

Publicada em  

Por Trevor Hunnicutt e Steve Holland

NOVA YORK (Reuters) - O presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, defendeu nesta terça-feira a conturbada saída das tropas norte-americanas do Afeganistão em discurso na ONU, argumentando ter se tratado de um passo necessário para redirecionar a política dos EUA para lidar com o desafio mundial de sistemas antidemocráticos, a pandemia de Covid-19 e a mudança climática.

'Encerramos 20 anos de conflito no Afeganistão, e ao concluirmos esta era de guerra incansável, estamos inaugurando uma era de diplomacia incansável', disse Biden em sua primeira participação como presidente na Assembleia-Geral da Organização das Nações Unidas (ONU).

Enfrentando críticas à retirada afegã, Biden prometeu defender os interesses nacionais vitais dos EUA, mas disse que 'a missão precisa ser clara e alcançável' e que os militares norte-americanos 'não devem ser usados como a resposta para cada problema que vemos no mundo'.

Biden esperava parecer convincente ao dizer que os EUA continuam sendo um aliado confiável para seus parceiros de todo o mundo depois de anos das políticas 'América Primeiro' de seu antecessor, o republicano Donald Trump.

Biden disse que o mundo está enfrentando uma década decisiva, e que abordar uma variedade de desafios 'dependerá de nossa capacidade de reconhecer nossa humanidade comum'. Ele também disse que, 'ao invés de continuar a travar as guerras do passado, estamos fixando nossos olhos' em desafios como a pandemia global, combater a mudança climática e ameaças cibernéticas e administrar a mudança da 'dinâmica de poder global'.

Escrito por Reuters

Últimas Notícias

  1. Home
  2. noticias
  3. na onu biden promete era de …

Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência.