Capa do Álbum: Antena 1
A Rádio Online mais ouvida do Brasil
Antena 1
Ícone seta para a esquerda Veja todas as Notícias.

Não há coalizão sem Merkel, dizem social-democratas alemães

Placeholder - loading - Lars Klingbeil discursa durante reunião do Partido Social Democrata alemão em Berlim 06/12/2019 REUTERS/Fabrizio Bensch
Lars Klingbeil discursa durante reunião do Partido Social Democrata alemão em Berlim 06/12/2019 REUTERS/Fabrizio Bensch

Publicada em  

BERLIM (Reuters) - O Partido Social Democrata da Alemanha (SPD) indicou nesta quarta-feira que pode abandonar a coalizão com os conservadores da chanceler Angela Merkel se ela for forçada a sair, aumentando a pressão para seus parceiros evitarem uma eleição antecipada agora que procuram uma nova liderança.

Depois que a protegida de Merkel, Annegret Kramp-Karrenbauer, desistiu de sua ambição pelo cargo máximo na segunda-feira, a União Democrata-Cristã (CDU) se voltou à escolha de um novo líder e candidato a chanceler na próxima eleição federal, marcada para outubro de 2021.

A possibilidade de ter um rival como líder partidário enquanto ela permanece como chanceler pode ser inviável e obrigar Merkel, que não buscará a reeleição depois de liderar a maior economia da Europa durante cerca de 15 anos, a deixar o posto mais cedo.

Isso pode desencadear uma eleição antecipada, inclusive porque o SPD deixou claro que seu acordo de coalizão é somente com Merkel.

O secretário-geral do SPD, Lars Klingbeil, disse que o partido entrou na coalizão com Merkel. 'E deixaremos a coalizão com ela – como planejado, na próxima eleição federal de rotina', disse ele, fazendo alguns dos comentários mais explícitos de uma figura de destaque do SPD até o momento.

'Não estou ciente de nenhuma outra data de eleição', acrescentou.

A coalizão frágil já chegou perto do colapso várias vezes, e a seleção de dois membros da esquerda como possíveis novos líderes do SPD no ano passado abalou ainda mais a aliança.

Muitos parlamentares querem evitar o transtorno de uma eleição enquanto a Alemanha ocupa a presidência temporária da União Europeia no segundo semestre deste ano.

(Por Madeline Chambers)

((Tradução Redação São Paulo, 5511 56447759)) REUTERS ES

Escrito por Reuters

Últimas Notícias

  1. Home
  2. noticias
  3. nao ha coalizao sem merkel …

Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência.