Capa do Álbum: Antena 1
A Rádio Online mais ouvida do Brasil
Antena 1

“Não sobrou nada”, sobreviventes dos incêndios florestais na França retornam às suas casas destruídas pelo fogo

“Não sobrou nada”, sobreviventes dos incêndios florestais na França retornam às suas casas destruídas pelo fogo

Reuters

29/07/2026

Placeholder - loading - Casa destruída pelos incêndios florestais em Biscarrosse, no departamento de Landes, na França 28 de julho de 2026 REUTERS/Sarah Meyssonnier
Casa destruída pelos incêndios florestais em Biscarrosse, no departamento de Landes, na França 28 de julho de 2026 REUTERS/Sarah Meyssonnier

BISCARROSSE, FRANÇA, 29 Jul (Reuters) - Quando Raphael Fohanno ​viu o que restava da casa de seus pais após os incêndios florestais que causaram estragos em todo o sudoeste da França, a descrença ao encontrar apenas uma estrutura carbonizada era palpável.

“Bem aqui ficava a sala de estar; o sofá ficava no canto, a TV, uma mesinha de centro, um vaso, a impressora e tudo mais”, disse o jovem de 18 anos, olhando para as vigas carbonizadas e o metal retorcido da casa onde a família morava há sete anos.

“É incrivelmente brutal. Acima de tudo, sentir-se tão impotente, essa é a pior ⁠parte. ⁠Bem, para mim, pensar que não estava ​lá para ‌ajudar em nada, nem mesmo meus animais de estimação, é simplesmente horrível.”

Seus pais e sua irmã foram retirados de helicóptero enquanto ele estava fora, e seus pais já voltaram para ver o que restou de sua casa em Biscarrosse.

“É um ⁠choque pensar que, apenas uma hora antes, eu estava no meu quarto ​e tudo mais, e agora não sobrou nada. É realmente triste”, disse Fohanno.

Biscarrosse, uma ​cidade litorânea com cerca de 14 mil habitantes, ‌a cerca de 40km ​ao sul ⁠da península de Cap Ferret, foi atingida na semana passada por um incêndio que começou na tarde de quinta-feira.

Mais de 23 mil pessoas foram retiradas do distrito de Biscarrosse, incluindo participantes ​de um acampamento de verão infantil e de um lar de idosos, mas os moradores começaram gradualmente a ter permissão para retornar a alguns bairros.

A França está passando por uma temporada de incêndios florestais sem precedentes, com cerca de 220 mil pessoas no total ​forçadas a abandonar suas casas no que o presidente Emmanuel Macron chamou de a crise de incêndios florestais mais grave do país desde a Segunda Guerra Mundial.

Embora um grande incêndio nas proximidades de Bordeaux tenha sido mantido sob controle durante a noite, espera-se que as temperaturas subam ainda mais nesta quarta-feira, criando condições mais voláteis.

O ministro do Interior, Laurent Nuñez, afirmou na terça-feira que foram necessários 550 bombeiros e 450 policiais para controlar o incêndio ​em Biscarrosse.

Beatrice Dubaquier só descobriu que sua casa havia sido destruída pelo fogo quando voltou no ‌domingo à noite.

Enquanto sua família vasculhava os ⁠escombros, reconheceram fragmentos de louças quebradas: uma caneca que havia sido um presente de aniversário, um prato que ela e o marido receberam de presente de casamento.

Dubaquier disse ⁠que estava passando por uma montanha-russa de emoções.

Sua filha Lucie ⁠relembrou como sua irmã mais nova deu ⁠os primeiros passos ⁠naquela ​casa e disse suas primeiras palavras.

“É muito difícil ver todas essas lembranças virarem fumaça”, disse Lucie.

Reuters

Compartilhar matéria

Mais lidas da semana

 

Carregando, aguarde...

Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência.