Capa do Álbum: Antena 1
A Rádio Online mais ouvida do Brasil
Antena 1

Nasa reduz contrato da Boeing Starliner e torna duas últimas missões opcionais

Nasa reduz contrato da Boeing Starliner e torna duas últimas missões opcionais

Reuters

24/11/2025

Placeholder - loading - Logotipo da Nasa emprédio de montagem de veículos no Centro Espacial Kennedy, em Cabo Canaveral, Flórida, EUA 19 de maio de 2020 REUTERS/Joe Skipper
Logotipo da Nasa emprédio de montagem de veículos no Centro Espacial Kennedy, em Cabo Canaveral, Flórida, EUA 19 de maio de 2020 REUTERS/Joe Skipper

(Reuters) - A Nasa e a Boeing estão revisando o contrato da espaçonave Starliner para reduzir o número de missões de seis para quatro, informou a agência espacial dos Estados Unidos em comunicado nesta segunda-feira.

Concedido à Boeing no âmbito do Programa de Tripulação Comercial da Nasa, o contrato original de US$4,5 bilhões previa seis voos operacionais pós-certificação da cápsula Starliner.

Com a última modificação no contrato, a Nasa designou os dois voos restantes como opcionais.

O programa Starliner vem sendo atingido há anos por atrasos, falhas técnicas e custos excessivos.

A próxima missão da Starliner será realizada sem tripulação, informou a Nasa, marcando o terceiro teste do tipo em um esforço de desenvolvimento que custou à Boeing mais de US$2 bilhões desde 2016.

Problemas no sistema de propulsão da cápsula durante sua missão mais recente, no ano passado, forçaram a tripulação de estreia a permanecer na Estação Espacial Internacional por cerca de nove meses.

A próxima missão, conhecida como Starliner-1, entregará carga à Estação Espacial Internacional, acrescentou a Nasa. A Boeing e a Nasa não planejam o voo para antes de abril de 2026.

(Reportagem de Nandan Mandayam em Bengaluru)

Reuters

Compartilhar matéria

Mais lidas da semana

 

Carregando, aguarde...

Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência.