Capa do Álbum: Antena 1
A Rádio Online mais ouvida do Brasil
Antena 1

Nasdaq fecha em alta com recuperação das grandes empresas do setor de IA

Nasdaq fecha em alta com recuperação das grandes empresas do setor de IA

Reuters

03/11/2026

Placeholder - loading - Operadores trabalham no pregão da Bolsa de Valores de Nova York 2 de novembro de 2026 REUTERS/Brendan McDermid
Operadores trabalham no pregão da Bolsa de Valores de Nova York 2 de novembro de 2026 REUTERS/Brendan McDermid

Atualizada em  03/11/2026

Por Noel Randewich

3 Nov (Reuters) - O Nasdaq fechou em alta nesta terça-feira, ​com as grandes empresas do setor de IA se recuperando antes dos resultados das eleições de meio de mandato nos Estados Unidos, enquanto a Apple registrou queda depois que a fabricante do iPhone passou a integrar a lista de gigantes da tecnologia cujos resultados trimestrais não conseguiram impressionar os investidores.

A Apple registrou queda de 1,9% após alertar que o custo dos chips de memória continuaria a subir, pressionando sua margem bruta no trimestre das festas de fim de ano.

A fabricante de chips de memória Micron Technology registrou alta de 2,6%, enquanto a Nvidia subiu 2,3% após cair nas últimas quatro sessões.

O índice mais amplo de chips saltou, enquanto a AMD subiu antes da divulgação de seu relatório trimestral, prevista para após o fechamento do mercado.

A Microsoft e a Amazon subiram mais de 2% cada uma.

“Trata-se de uma rotação de ações de ⁠tecnologia consideradas seguras, ⁠como a Apple, para ações de tecnologia mais arriscadas, ​como as fabricantes ‌de chips”, disse Jay Hatfield, diretor executivo da Infrastructure Capital Management. “É claramente uma compra em baixa em um mercado de maior risco, impulsionado pelo Nasdaq.”

O Nasdaq 100 encerrou a segunda-feira mais de 10% abaixo de seu recorde de fechamento de 6 de outubro, confirmando que o índice, fortemente voltado para o setor de tecnologia, entrou em uma fase de correção, ⁠à medida que os investidores temem que os investimentos maciços em infraestrutura de IA estejam superando a ​geração de caixa no curto prazo.

As ações da Amazon e da Alphabet caíram acentuadamente na semana passada, depois que seus ​resultados trimestrais aprofundaram as preocupações dos investidores quanto ao custo dos pesados ‌gastos com IA.

O S&P 500 está ​cerca ⁠de 3% abaixo de seu fechamento recorde de 6 de outubro, mas ainda apresenta alta de mais de 10% em 2026.

Os preços do petróleo recuaram à medida que os investidores avaliavam as negociações para encerrar as guerras na Ucrânia e no Irã, em contraposição às preocupações com ​novas interrupções no abastecimento decorrentes dos recentes ataques em ambos os conflitos. O Irã e os Estados Unidos ainda estão longe de um acordo para encerrar a guerra, disse uma autoridade sênior iraniana à Reuters.

O S&P 500 subiu 0,36%, encerrando o pregão em 7.568,92 pontos.

O Nasdaq subiu 0,83%, para 25.372,01 pontos, enquanto o Dow Jones Industrial Average recuou 0,38%, para 51.787,04 pontos.

Seis dos 11 índices setoriais ​do S&P 500 registraram queda, liderados pelo setor de bens de consumo básico, com baixa de 1,76%, seguido por uma perda de 1,75% no setor de materiais.

A Palantir Technologies, fornecedora de software de análise baseado em IA, previu receita acima das estimativas para os últimos três meses do ano, após superar as expectativas para o terceiro trimestre. Suas ações caíram.

RESULTADOS DAS ELEIÇÕES À VISTA

Os eleitores norte-americanos darão seu veredicto sobre os dois primeiros anos do segundo mandato do presidente Donald Trump nas eleições de meio de mandato desta terça-feira, com pesquisas e analistas apartidários apontando que os democratas devem tirar o controle da Câmara dos Deputados dos EUA dos republicanos, ​enquanto o controle do Senado permanece incerto.

“Os mercados avaliarão as possíveis implicações para a política fiscal, a regulamentação, a tributação e os gastos públicos. ‌Será bom deixar isso para trás, já que tem ⁠sido um evento de volatilidade antecipado há bastante tempo”, disse Ken Mahoney, presidente-executivo da Mahoney Asset Management.

Analistas do Morgan Stanley afirmaram nesta semana que as eleições devem ajudar a eliminar um grande fator de incerteza do mercado. Eles acreditam que a correção ⁠do mercado norte-americano, iniciada em junho, está em sua “reta final”.

A Gartner desabou 13,2%, enquanto ⁠as ações listadas nos EUA da Thomson Reuters e da Shopify ⁠caíram 9,9% e 8,7%, respectivamente, ⁠depois ​que as três empresas divulgaram seus resultados trimestrais.

(Reportagem de Noel Randewich, em San Francisco, e de Shashwat Chauhan e Utkarsh Hathi, em Bengaluru; )

Reuters

Compartilhar matéria

Mais lidas da semana

 

Carregando, aguarde...