alexametrics
Conectando

    Navegar na internet pode melhorar a memória de idosos

    Confira algumas dicas para iniciar sua vida no mundo digital!

    Por Redação

    Placeholder - loading - news single img

    Para um jovem acostumado com o mundo digital, comandos como o clique duplo ou o Ctrl+c e Ctrl+v parecem bastante básicos. No entanto, para mulheres acima dos 65 anos que fizeram parte de um estudo da Universidade de Passo Fundo, no Rio Grande do Sul, essas ações propiciaram ganhos nas capacidades cognitivas.

    Parte delas participaram de 15 oficinas de informática e, ao fim do experimento, um questionário mostrou uma melhora significativa na memória e na atenção delas. Já o outro grupo, que permaneceu off-line, teve uma piora nas mesmas funções.

     “É natural que certas habilidades diminuam com o envelhecimento. Mas mostramos que é possível estimular a cognição dos idosos com o uso do computador”, conta a psicóloga Mônica Kieling, autora da pesquisa.

    Se você tem interesse em começar a sua vida digital, seguir alguns passos pode auxiliar. Primeiro, faça um passo a passo com todas as instruções para fazer o básico – isso inclui senhas e como ligar e desligar a máquina. Um dos maiores medos dos idosos é estragar o computador. Não há com o que se preocupar: eles são bastante resistentes.

    Outra dica importante é pedir ajuda a amigos ou familiares já habituados com o mundo virtual.  Mas lembre-se: o professor deve ser paciente. E vá com calma, não tente assimilar tudo de uma só vez. Aprender três novas coisas com uma hora de prática já é mais do que suficiente. Tendo tudo isso em mente, boa navegação!

    Para ler mais notícias, curta a página Antena 1 News no Facebook!

     

    Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência.