Capa do Álbum: Antena 1
A Rádio Online mais ouvida do Brasil
Antena 1
Ícone seta para a esquerda Veja todas as Notícias.

Netanyahu busca governo de união com rival Gantz, mas oferta é rejeitada

Placeholder - loading - Premiê de Israel, Benjamin Netanyahu, presidente do país, Reuven Rivlin, e líder do partido Azul e Branco, Benny Gantz, durante cerimônia em homenagem ao ex-presidente Shimon Peres, em Jerusalém 19/09
Premiê de Israel, Benjamin Netanyahu, presidente do país, Reuven Rivlin, e líder do partido Azul e Branco, Benny Gantz, durante cerimônia em homenagem ao ex-presidente Shimon Peres, em Jerusalém 19/09

Publicada em  

Por Jeffrey Heller

JERUSALÉM (Reuters) - O primeiro-ministro de Israel, Benjamin Netanyahu, convidou nesta quinta-feira seu principal adversário político, Benny Gantz, a se unir a ele em um governo de coalizão ampla, mas a oferta foi rejeitada de imediato pelo partido do ex-comandante militar.

A surpreendente oferta de Netanyahu foi uma mudança abrupta de estratégia, após o líder enfraquecido não ter conseguido uma maioria parlamentar em duas eleições neste ano.

O partido de centro Azul e Branco, de Gantz, ficou pouco à frente da legenda de direita Likud, de Netanyahu, em votação realizada na terça-feira, cujos resultados finais são esperados para os próximos dias.

Em suas primeiras declarações desde a oferta de Netanyahu, Gantz não mencionou o primeiro-ministro e disse que ele próprio vai comandar um governo de unidade 'liberal'. O processo, no entanto, pode levar semanas.

Gantz deixou para Moshe Yaalon, um de seus colegas de partido, anunciar uma firme negativa à oferta de Netanyahu, citando acusações de corrupção contra o premiê. 'Não entraremos em uma coalizão liderada por Netanyahu', disse.

Netanyahu disse estar 'surpreso e desapontado', e reiterou sua oferta a Gantz.

Ao fazer a oferta surpreendente, Netanyahu disse em um vídeo que na véspera da eleição de terça-feira havia prometido formar um governo de direita. 'Mas, para minha tristeza, os resultados da eleição mostram que isso é impossível', disse.

'Benny, precisamos montar um governo de coalizão ampla, ainda hoje. A nação espera que nós, os dois, demonstremos responsabilidade e que busquemos a cooperação', acrescentou.

Em comentários subsequentes feitos em uma cerimônia, à qual Gantz também compareceu, que marcava o terceiro aniversário da morte do estadista israelense Shimon Peres, Netanyahu disse que a oferta não tem precondições.

O presidente Reuven Rivlin, altamente respeitado em Israel em seu cargo essencialmente simbólico, disse ter saudado o pedido de união de Netanyahu. Pela lei israelense, cabe a Rivlin escolher um líder partidário para tentar compor um governo após o encerramento da contagem de votos.

As campanhas de Netanyahu, de 69 anos, e Gantz, de 60, só revelaram diferenças pequenas em muitas questões importantes, e o fim da era Netanyahu dificilmente provocaria mudanças consideráveis nas políticas relativas aos Estados Unidos, à luta regional contra o Irã ou ao conflito com os palestinos.

(Reportagem adicional de Maayan Lubell e Dan Williams)

Escrito por Reuters

Últimas Notícias

  1. Home
  2. noticias
  3. netanyahu busca governo de …

Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência.