Capa do Álbum: Antena 1
A Rádio Online mais ouvida do Brasil
Antena 1
Ícone seta para a esquerda Veja todas as Notícias.

Nile Rodgers é o Artista da Semana

O cantor formou no início dos anos 70 a banda Chic

Placeholder - loading - Imagem da noticia "Nile Rodgers é o Artista da Semana"

Publicada em  

Nile Rodgers, nascido em 19 de setembro de 1952, na cidade de Nova Iorque, nos Estados Unidos, é o fundador da banda Chic. Ao longo de sua carreira, escreveu, produziu e tocou em discos que vendiam cumulativamente mais de 500 milhões de álbuns e 75 milhões de singles em todo o mundo.

Antes de aprender a tocar guitarra aos 16 anos, Rodgers tocava flauta e clarinete. Na adolescência, tocava guitarra com bandas africanas, persas, latinas, jazz e boogaloo.

Aos 19 anos, tocava guitarra como parte da banda house do mundialmente famoso Apollo Theatre (ao lado de nomes como Aretha Franklin e Funkadelic). Ele era provavelmente o único membro da banda da Vila Sésamo com uma afiliação anterior do Black Panther Party. Rodgers
logo se cansou de seu status de músico de apoio, e procurou formar um grupo próprio.

Foi assim que encontrou um músico com a mesma opinião: o baixista Bernard Edwards. Nos próximos anos, os dois tocaram juntos enquanto tocavam em bandas como a Big Apple Band, baseada no jazz fusion,, e o Allah & the Knife Wielding Punks, baseado na nova onda. Mas o amor da dupla permaneceu na dance music. Seu próximo projeto musical, Chic , colocou-os no mapa. Com o baterista Tony Thompson e os cantores Norma Jean Wright e Alfa Anderson completando a programação, Chic rapidamente conseguiu um contrato com a Atlantic.

Chic desenvolveu um som que foi uma fusão de jazz, soul e grooves funk com melodias e letras com uma influência europeia. A Atlantic pegou uma opção de álbum com Rodgers e Edwards, que rapidamente escreveram mais canções, e o auto-intitulado de Chic.

A banda marcou numerosas dez melhores hits e ajudou a impulsionar disco para novos níveis de popularidade, com "Le Freak", "I Want Your Love", "Everybody Dance","Dance, Dance, Dance", "My Forbidden Lover" e "Good Times" se tornando padrão R & B. "Le Freak" era o único disco triplo em platina da Atlantic Records na época, e "Good Times", o número 1 em agosto de 1979.

We Are Family alcançou a posição No. 3 e permaneceu nas paradas bem em 1980. Os dois primeiros singles, alcançaram o número 1 na tabela R&B. Em abril de 2018, "We Are Family" foi selecionado para ser preservado na Biblioteca do Congresso.

Além disso, Rodgers encontrou tempo durante esse período agitado para lançar dois álbuns solo: Adventures in the Land of the Good Groove, de 1983 e B-Movie Matinee, de 1985..

Chic tornou-se um dos maiores grupos da dance music. Com o som de baixo altamente distintivo de Edwards e os licks de guitarra de Rodgers, suas canções e imagens acompanham o glamour e os floreios dramáticos com o funk / soul orquestral. Mas com o disco perdendo sua popularidade e os dois tendo diferenças criativas, Chic se separou em 1983, depois de lançar mais três álbuns de estúdio.

Após o rompimento de Chic em 1983, Rodgers produziu "uma série dos maiores álbuns e singles da era pós-disco, incluindo “Let's Dance” de David Bowie, "Original Sin" de INXS , "The Reflex" e "Notorious" de Duran Duran e Madonna "Like a Virgin".

A Chic foi restabelecida em 1992, com um novo álbum, Chic-ism, lançado no mesmo ano. Rodgers e Edwards mais tarde se apresentaram no Japão na primavera de 1996, com Edwards falecendo durante a turnê de pneumonia e Rodgers entrando em um período de luto. Chic, desde então, realizou em uma variedade de iterações ao longo dos anos.

Rodgers tinha lutado contra o abuso grave de drogas e álcool durante grande parte de sua vida, mas completou com sucesso a reabilitação e permaneceu sóbrio por muitos anos. Ele foi diagnosticado com câncer de próstata em 2010, mas foi capaz de fazer uma recuperação completa.

Rodgers e Bernard Edwards entraram para o Hall da Fama dos Compositores em 9 de junho de 2016. Em 2017, após 11 indicações para Chic, Rodgers foi incluído no Hall da Fama do Rock and Roll com um prêmio de Excelência Musical.

Em junho de 2017, Rodgers e Chic retornaram ao Glastonbury Festival, como headliners no Pyramid Stage, para um público de quase 100.000 pessoas. Em setembro do mesmo ano, uma versão da canção de George Michael "Fantasy" foi lançada, creditada a "George Michael com Nile Rodgers". A faixa, lançada como um lado B pela gravadora de Michael em 1990, foi retrabalhada por Rodgers e o destacou na guitarra. Foi o único lançamento póstumo de Michael.

Escrito por Redação

Últimas Notícias

  1. Home
  2. noticias
  3. nile rodgers e o artista da …

Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência.