Capa do Álbum: Antena 1
A Rádio Online mais ouvida do Brasil
Antena 1
Ícone seta para a esquerda Veja todas as Notícias.

Nise Yamaguchi nega à CPI gabinete paralelo e diz ter conversado com Saúde sobre cloroquina

Placeholder - loading - Médica Nise Yamaguchi depõe à CPI da Covid no Senado 01/06/2021 REUTERS/Adriano Machado
Médica Nise Yamaguchi depõe à CPI da Covid no Senado 01/06/2021 REUTERS/Adriano Machado

Publicada em  

Por Maria Carolina Marcello

BRASÍLIA (Reuters) - A médica Nise Yamaguchi negou a existência de um gabinete paralelo de aconselhamento ao presidente Jair Bolsonaro para ações de enfrentamento à pandemia, e disse à CPI da Covid que conversa principalmente com a área técnica do Ministério da Saúde sobre o uso da cloroquina, ainda que não haja eficácia comprovada do medicamento contra a doença.

Em depoimento à Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI), a médica reiterou que não conhece ou integrou qualquer grupo de assessoramento paralelo a Bolsonaro, e ponderou que reuniu-se pouco com o presidente da República.

'Eu desconheço um gabinete paralelo e muito menos que eu o integre', disse Yamaguchi ao relator da CPI, senador Renan Calheiros (MDB-AL). 'Sou colaboradora eventual de qualquer governo que precisar de mim'.

Questionada, a médica disse que não poderia indicar outros participantes do gabinete, já que não reconhece sua existência. Ela negou ainda que tenha conversado com o presidente sobre vacinas ou sobre imunidade de rebanho.

Segundo Yamaguchi, boa parte das conversas ocorreu com a equipe técnica do Ministério da Saúde, principalmente sobre o uso da cloroquina para o tratamento da Covid-19 -- ainda que não haja eficácia comprovada do medicamento contra a doença.

Yamaguchi, declarada defensora da cloroquina e do chamado 'tratamento precoce' contra a Covid-19 com remédios que não tiveram eficácia comprovada contra a doença, seria uma das integrantes do chamado 'gabinete paralelo' que estaria aconselhando Bolsonaro nas ações de combate à Covid, que é investigado pela CPI.

Escrito por Reuters

Últimas Notícias

  1. Home
  2. noticias
  3. nise yamaguchi nega a cpi …

Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência.