Capa do Álbum: Antena 1
A Rádio Online mais ouvida do Brasil
Antena 1
Ícone seta para a esquerda Veja todas as Notícias.

Níveis de água subterrânea no mundo passam por 'acelerado' declínio, diz estudo

Placeholder - loading - Duto de irrigação em Holtville, no Estado norte-americano da Califórnia 05/12/2022 REUTERS/Caitlin Ochs
Duto de irrigação em Holtville, no Estado norte-americano da Califórnia 05/12/2022 REUTERS/Caitlin Ochs

Publicada em  

(Reuters) - Os níveis de águas subterrâneas ao redor do mundo apresentaram um amplo e 'acelerado' declínio nos últimos 40 anos, impulsionado por práticas insustentáveis de irrigação e pelas mudanças climáticas, segundo um estudo publicado nesta quarta-feira.

A água subterrânea é uma importante fonte de água doce para fazendas, casas e indústrias. O seu esgotamento pode representar ameaças econômicas e ambientais severas que incluem queda das colheitas e subsidência destrutiva da terra, especialmente nas zonas costeiras, disse o estudo, publicado na revista científica Nature.

'Um dos principais motivos por trás do declínio rápido e acelerado da água subterrânea é a retirada excessiva de água subterrânea para agricultura irrigada em climas secos', disse Scott Jasechko, da Universidade da Califórnia, Santa Barbara, um dos co-autores do estudo.

Mas a seca, impulsionada pelas mudanças climáticas, também teve um impacto, com agricultores provavelmente bombeando mais água subterrânea para garantir que suas colheitas sejam irrigadas, disse.

O esgotamento tem sido especialmente acentuado em climas áridos com extensas áreas agrícolas, disse o estudo, que analisou 170.000 poços em mais de 40 países. Norte da China, Irã e o oeste dos Estados Unidos estão entre as regiões mais afetadas.

Mais de um terço dos 1.693 sistemas aquíferos -- corpos de rocha porosa ou sedimentos que retêm águas subterrâneas -- monitorados pelo estudo caíram pelo menos 0,1 metro por ano entre 2000 e 2022, com 12% passando por declínios anuais superiores a 0.5 metro. Alguns dos aquíferos mais afetados em Espanha, Irã, China e Estados Unidos caíram mais de 2 metros por ano naquele período.

(Reportagem de David Stanway)

Escrito por Reuters

Últimas Notícias

  1. Home
  2. noticias
  3. niveis de agua subterranea no …

Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência.