Capa do Álbum: Antena 1
A Rádio Online mais ouvida do Brasil
Antena 1
Ícone seta para a esquerda Veja todas as Notícias.

Níveis de gelo na Antártida sofrem 'diminuição enorme', mostram dados

Placeholder - loading - Uma foca é vista em gelo que flutua perto da Baía Fournier, na Antártida 03/02/2020 REUTERS/Ueslei Marcelino
Uma foca é vista em gelo que flutua perto da Baía Fournier, na Antártida 03/02/2020 REUTERS/Ueslei Marcelino

Publicada em  

GENEBRA (Reuters) - Os níveis de gelo marinho da Antártida atingiram mínimas recordes no mês passado, disse a Organização Meteorológica Mundial (OMM) nesta segunda-feira, uma constatação que especialistas em mudanças climáticas descreveram como preocupante.

A OMM disse que os níveis de gelo do mar antártico no mês passado -- o mês de junho mais quente já registrado -- estavam no nível mais baixo desde o início das observações de satélite, 17% abaixo da média.

'Estamos acostumados a ver essas grandes reduções no gelo marinho no Ártico, mas não na Antártida. É uma diminuição enorme', disse Michael Sparrow, chefe do Programa Mundial de Pesquisas Climáticas, a jornalistas em Genebra.

As temperaturas globais da superfície do mar atingiram máximas recordes para a época do ano em maio e junho, de acordo com a OMM, que alertou que o aquecimento dos oceanos do mundo está se espalhando rapidamente além de sua superfície.

“Não é apenas a temperatura da superfície, mas todo o oceano está se tornando mais quente e absorvendo energia que permanecerá lá por centenas de anos”, disse a OMM. “Os alarmes estão soando especialmente altos por causa das temperaturas sem precedentes da superfície do mar no Atlântico Norte”.

A organização disse que o padrão climático El Niño, que ressurgiu recentemente, deve aumentar as temperaturas tanto em terra quanto nos oceanos, o que pode levar a mais ondas de calor marinhas e temperaturas extremas.

(Reportagem de Gabrielle Tétrault-Farber)

Escrito por Reuters

Últimas Notícias

  1. Home
  2. noticias
  3. niveis de gelo na antartida …

Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência.