Capa do Álbum: Antena 1
A Rádio Online mais ouvida do Brasil
Antena 1
Ícone seta para a esquerda Veja todas as Notícias.

Nova pesquisa aponta que ter mais músculos quando criança pode impactar positivamente na função pulmonar

Estudo mostrou que o importante, nessa fase da vida, é praticar exercícios físicos, porém, não detalhou quais

Placeholder - loading - Imagem da noticia "Nova pesquisa aponta que ter mais músculos quando criança pode impactar positivamente na função pulmonar"

Publicada em  

Os meninos e meninas com mais músculo na infância e na adolescência desenvolvem uma melhor função pulmonar, de acordo com pesquisa liderada pelo Instituto de Saúde Global de Barcelona e veiculado pela agência internacional de notícias EFE.

Para realizar a pesquisa, quase 7.000 menores do Reino Unido desde que nasceram foram monitorados.

O estudo, publicado hoje na revista ‘’American Journal of Respiratory and Critical Care Medicine’’, também, determinou que os meninos com maior porcentagem de gordura têm uma função pulmonar mais baixa.

Segundo Gabriela Prado, uma pesquisadora do instituto, foi a primeira vez que um estudo levou em conta o músculo e a gordura separadamente e as influências na função pulmonar.

A gordura impacta na função respiratória. Além disso, de acordo com Prado, até agora nenhuma pesquisa havia reportado que os níveis de gordura podiam afetar nessa parte do corpo.

Nesse trabalho, os autores combinaram medidas corporais com outras obtidas usando absorciometria por raios-X de dupla energia (DXA) para distinguir entre músculo e gordura. Eles também mediram a função pulmonar em meninos e meninas aos 8 e 15 anos e calcularam o crescimento que experimentava durante esse período.

As cientistas ajustaram suas análises a diversos fatores que poderiam influenciar os resultados, incluindo o peso ao nascer, o tabagismo materno durante a gravidez, a idade em que os meninos e meninas estavam na puberdade, assim como os níveis de função pulmonar aos oito anos.


A pesquisa ajudou a evidenciar que a composição corporal na infância e na adolescência têm importantes implicações, no entanto, não determinou quais práticas são necessárias para melhorar a função pulmonar.

Ainda de acordo com Prado, com a descoberta, não dá para dizer quais atividades especificamente são importantes para que as crianças tenham mais músculos, mas, sim, que de modo, geral, é relevante realizar exercícios físicos.

Últimas Notícias

  1. Home
  2. noticias
  3. nova pesquisa aponta que ter …

Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência.