Capa do Álbum: Antena 1
A Rádio Online mais ouvida do Brasil
Antena 1
Ícone seta para a esquerda Veja todas as Notícias.

Nova Zelândia começa a enterrar vítimas de ataque em mesquitas

Placeholder - loading - Imagem da noticia "Nova Zelândia começa a enterrar vítimas de ataque em mesquitas"

Publicada em  

Por Tom Lasseter e Tom Westbrook

CHRISTCHURCH (Reuters) - Os corpos das vítimas de um ataque a tiros em mesquitas da Nova Zelândia foram levados em caixões abertos a uma grande tenda do Cemitério Memorial Park, em Christchurch, nesta quarta-feira, para os primeiros enterros dos 50 mortos.

A maioria das vítimas do ataque de sexta-feira na cidade da Ilha Sul era de imigrantes ou refugiados de países como Paquistão, Índia, Malásia, Indonésia, Turquia, Somália, Afeganistão e Bangladesh.

O mais novo, um menino de 3 anos, era filho de refugiados somalis nascido na Nova Zelândia.

Os dois primeiros mortos enterrados, o pai e o filho Khaled e Hamza Mustafa, saíram da Síria em guerra.

'Não consigo lhes dizer como é devastador... uma família veio para cá em busca de segurança e deveria estar segura aqui', disse a primeira-ministra neozelandesa, Jacinda Ardern, que visitava a cidade pela segunda vez desde o massacre.

Envoltos em tecidos brancos, os corpos foram depositados de face para Meca, e depois das orações fúnebres foram levados a covas recém-abertas.

'Ver o corpo ser baixado foi um momento de muita emoção para mim', disse Gulshad Ali, que viajou de Auckland para assistir ao primeiro funeral.

Várias pilhas de terra assinalavam o local de diversos túmulos que serão usados para as vítimas do pior ataque a tiros da história da Nova Zelândia.

Centenas de pessoas de luto se reuniram, algumas usando uma taqiyah (touca), outras shalwar kameez (túnica longa e calças), e as mulheres usavam hijabs e lenços. Policiais fortemente armados se mantinham de guarda com flores nos coldres dos revólveres e em seus rifles de alta potência.

Houve seis enterros nesta quarta-feira, e mais devem acontecer durante a semana.

Jacinda disse que o chamado às orações dos muçulmanos da Nova Zelândia desta sexta-feira será transmitido em rede nacional e que no mesmo dia haverá um minuto de silêncio.

'Existe um desejo de mostrar apoio para a comunidade muçulmana quando eles voltarem às mesquitas na sexta-feira', disse.

(Reportagem adicional de Charlotte Greenfield e Edgar Sue, em Christchurch; e Praveen Menon, em Wellington)

Escrito por Thomson Reuters

Últimas Notícias

  1. Home
  2. noticias
  3. nova zelandia comeca a …

Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência.