Capa do Álbum: Antena 1
A Rádio Online mais ouvida do Brasil
Antena 1
Ícone seta para a esquerda Veja todas as Notícias.

Novo estudo revela que a obesidade pode ser contagiosa

Pesquisadores descobriram que os maus hábitos que levam ao excesso de peso podem ser transmitidos entre pessoas próximas.

Placeholder - loading - Imagem da noticia "Novo estudo revela que a obesidade pode ser contagiosa"

Publicada em  

Segundo um estudo publicado no periódico American Journal of Preventive Medicine, pessoas que têm amigos e familiares próximos acima do peso podem desenvolver a obesidade mais facilmente. Isso porque os indivíduos se influenciam pelos hábitos danosos que desencadearam o excesso de peso.

“Na obesidade, o contágio social significa que, se mais pessoas ao seu redor são obesas, isso pode aumentar a probabilidade de você se tornar obeso”, explicou Ashlesha Datar, principal autora do estudo.

Para a equipe, isso acontece porque as pessoas tendem a adotar comportamentos inconscientemente. Desta forma, a convivência com indivíduos obesos que se alimentam mal e não se exercitam pode levá-las a adotarem essa mesma conduta.

Os vizinhos e a comunidade em que se vive, inclusive, também podem exercer influência semelhante. Os pesquisadores destacam que para cada aumento de ponto percentual na taxa de obesidade local (da vizinhança, por exemplo), a probabilidade de uma pessoa se tornar obesa ou ter sobrepeso cresce em até 6%. Isso independentemente da idade.

Ainda segundo o estudo, a obesidade pode ter três possíveis causas principais: a primeira é que indivíduos com interesses e origens parecidas tendem a se localizar em áreas com características semelhantes. A segunda, que os indivíduos são influenciados pelo ambiente compartilhado. A terceira explicação é que a obesidade é transmitida através da influência social – hipótese que parece ter sido comprovada pela nova pesquisa da equipe.

Para ler mais notícias, curta a página Antena 1 News no Facebook!

Últimas Notícias

  1. Home
  2. noticias
  3. novo estudo revela que a …

Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência.