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    Novo estudo revela que tirar um cochilo pode fazer bem ao coração

    Mas há uma exceção para adultos com mais de 65 anos.

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    Rede para cochilar (Foto: Pixabay)

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    Um novo estudo diz que tirar cochilos com moderação pode fazer bem ao coração. Em um novo artigo publicado na revista Heart, os pesquisadores descobriram que os adultos suíços que tiravam um ou dois cochilos diurnos por semana tinham um risco menor de problemas cardíacos, incluindo doenças cardíacas e derrames, do que os que não dormiam.

    Como o sono inadequado é um fator de risco conhecido para uma série de problemas de saúde, incluindo problemas cardiovasculares, a capacidade dos cochilos de substituir o sono noturno perdido pode torná-los um hábito saudável.

    Quase 3.500 adultos suíços entre 35 e 75 anos participaram do estudo. Eles forneceram aos pesquisadores informações sobre seus hábitos de cochilo, sono noturno, informações demográficas e de estilo de vida e foram submetidos a uma série de exames médicos destinados a avaliar sua saúde geral. Mais da metade dos participantes disse que não tinha cochilado durante a semana antes do início do estudo. 667 disseram que tinham tirado de um a dois e 370 disseram que haviam tirado de seis a sete sonecas.

    Durante oito anos de acompanhamento, 155 pessoas tiveram algum problema cardíaco. Os pesquisadores descobriram que aquelas que tiravam um ou dois cochilos diurnos por semana tinham um risco menor de problemas cardiovasculares do que as que não dormiam. Isso mesmo após o ajuste da sonolência diurna excessiva (que pode ser um sintoma de problemas de saúde subjacentes), duração do sono noturno e fatores demográficos e de estilo de vida.

    Essas sonecas curtas podem ser uma maneira valiosa de aliviar o estresse e compensar o sono inadequado à noite, protegendo a saúde do coração, diz o jornal. A privação do sono é um fator de risco conhecido para condições como obesidade, diabetes, pressão alta, derrame, doença cardíaca e distúrbios mentais, de acordo com os Centros de Controle e Prevenção de Doenças dos EUA.

    Portanto, os cochilos podem ajudar cerca de um terço dos americanos que não recebem o mínimo recomendado de sete horas de descanso por noite.

    Exceção

    O novo estudo encontrou uma exceção para adultos com mais de 65 anos. Eles não viram benefícios para a saúde do coração associados a cochilos ocasionais, talvez porque tendem a ter mais problemas de saúde e cochilam por períodos mais longos do que os adultos mais jovens, de acordo com os especialistas.

    Embora o novo estudo não tenha encontrado uma forte ligação entre a duração da soneca e a saúde do coração, estudos anteriores vincularam longos cochilos a problemas cardiovasculares.

    O estudo foi observacional, que permite aos pesquisadores encontrar apenas padrões, não causa e efeito. Além disso, foram os participantes que relataram seus hábitos de soneca, o que significa que sua lembrança poderia ter sido imperfeita. A amostra do estudo também teve um número relativamente baixo de problemas cardíacos no geral. Ainda assim, a pesquisa apoia a noção de que cochilar é um hábito saudável.

    Quanto tempo dura a soneca ideal? Embora o novo estudo não tenha respondido a essa pergunta, a maioria dos especialistas diz que uma soneca de 20 minutos é suficiente para colher benefícios, incluindo melhor agilidade, desempenho e humor.

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