Capa do Álbum: Antena 1
A Rádio Online mais ouvida do Brasil
Antena 1
Ícone seta para a esquerda Veja todas as Notícias.

Novo governo polonês tira canal de TV do ar em primeiro teste de reformas

Placeholder - loading - Protesto na TV estatal polonesa em Varsóvia 20/12/2023 REUTERS/Kacper Pempel
Protesto na TV estatal polonesa em Varsóvia 20/12/2023 REUTERS/Kacper Pempel

Publicada em  

Por Anna Koper e Pawel Florkiewicz

VARSÓVIA (Reuters) - O novo governo da Polônia tirou uma emissora pública de notícias do ar nesta quarta-feira e demitiu executivos de veículos estatais de imprensa para restaurar a “imparcialidade”, disse o Ministério da Cultura, com a campanha de reformas do primeiro-ministro Donald Tusk encarando seu primeiro grande teste.

A coalizão pró-União Europeia de Tusk assumiu o poder semana passada das mãos do partido nacionalista Lei e Justiça (PiS) que, segundo os críticos, danificou a independência judicial, azedou as relações com a União Europeia e transformou a imprensa estatal em um veículo de propaganda durante seus oito anos de governo.

Os planos de mudança de Tusk, no entanto, estão sendo combatidos logo de cara pelo ex-partido governista.

Demissões na televisão (TVP), na rádio e na agência de notícias (PAP) estatais nesta quarta-feira foram realizadas após o novo parlamento adotar, na terça-feira, uma resolução para restaurar a imparcialidade da imprensa pública.

A resolução apelava a “todas as autoridades estatais a imediatamente tomar ações para restaurar a ordem constitucional para o acesso dos cidadãos a informação confiável e o funcionamento da imprensa pública”.

O PiS atacou as demissões nesta quarta-feira. A polícia foi chamada, enquanto alguns políticos do partido apareciam nos escritórios da emissora estatal TVP e de outros veículos públicos. Manifestantes também se reuniram à noite no lado de fora dos escritórios da TVP na capital da Polônia e em cidades menores.

(Reportagem de Anna Koper, Pawel Florkiewicz e Anna Wlodarczak-Semczuk)

((Tradução Redação São Paulo))

REUTERS FDC

Escrito por Reuters

Últimas Notícias

  1. Home
  2. noticias
  3. novo governo polones tira …

Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência.