Capa do Álbum: Antena 1
A Rádio Online mais ouvida do Brasil
Antena 1
Ícone seta para a esquerda Veja todas as Notícias.

Novos casos de coronavírus diminuem, especialistas divergem se surto está perto do pico

Placeholder - loading - Funcionário de laboratório veste traje de proteção em Qinhuangdao, na China 11/02/2020 China Daily via REUTERS
Funcionário de laboratório veste traje de proteção em Qinhuangdao, na China 11/02/2020 China Daily via REUTERS

Publicada em  

Por Ryan Woo e John Geddie

PEQUIM/CINGAPURA (Reuters) - A China registrou nesta quarta-feira o menor número de novos casos de coronavírus desde janeiro, apoiando uma previsão do principal conselheiro médico do país de que o surto terminará até abril, mas um especialista global em doenças alertou sobre a disseminação em outros lugares.

Os mercados financeiros tiravam proveito da previsão do epidemiologista chinês Zhong Nanshan, que na terça disse que o número de novos casos está diminuindo em algumas províncias e previu que a epidemia pode atingir seu pico neste mês, num momento em que o número de mortos pela doença na China superou a marca de 1.100.

Mas a Organização Mundial da Saúde (OMS) alertou que a epidemia representa uma ameaça global e um especialista que coordena a resposta ao vírus disse que, embora o surto possa estar atingindo seu pico na China, epicentro da epidemia, é provável que ele se espalhe para outros lugares do mundo, onde já começou.

'Ele se espalhou para outros países onde o surto está começando', disse Dale Fisher, chefe de Alerta Global de Epidemias e Rede de Resposta coordenada pela OMS, em entrevista em Cingapura.

'Em Cingapura, nós estamos no começo do surto', afirmou.

Cingapura registrou 47 casos e há preocupações de que a disseminação esteja aumentando.

Centenas de casos foram registrados em dezenas de outros países e territórios ao redor do mundo, mas somente duas pessoas morreram por causa do vírus fora da China continental --uma em Hong Kong e outra nas Filipinas.

O diretor-geral da OMS, Tedros Adhanom Ghebreyesus, disse na terça que o mundo tem de 'acordar e considerar esse vírus inimigo seu inimigo público número um'. Disse ainda que a primeira vacina para a infecção pelo novo coronavírus deve sair em 18 meses.

Na China, o total de casos chegou a 44.653, disseram autoridades de saúde, incluindo 2.015 novos casos na terça. Esse foi o menor aumento diário em novos casos desde 30 de janeiro.

O número de mortos na China continental subiu em 97, para 1.113 até o final da terça.

Mas surgiram dúvidas nas redes sociais sobre a confiabilidade desses números, depois que na semana passada o governo fez mudanças nas linhas gerais para classificação de casos.

Escrito por Reuters

Últimas Notícias

  1. Home
  2. noticias
  3. novos casos de coronavirus …

Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência.