Capa do Álbum: Antena 1
A Rádio Online mais ouvida do Brasil
Antena 1
Ícone seta para a esquerda Veja todas as Notícias.

Número global de mortes por coronavírus passa de 300 mil, mostra contagem da Reuters

Placeholder - loading - Funcionário de cemitério com roupa de proteção durante enterro de vítima da Covid-19 em Romford, no Reino Unido 27/04/2020 REUTERS/Peter Nicholls
Funcionário de cemitério com roupa de proteção durante enterro de vítima da Covid-19 em Romford, no Reino Unido 27/04/2020 REUTERS/Peter Nicholls

Publicada em  

Por Lisa Shumaker e Jane Wardell

CHICAGO/SYDNEY (Reuters) - O número global de mortes pelo novo coronavírus passou de 300 mil na quinta-feira e as infecções se aproximaram de 4,5 milhões, de acordo com uma contagem da Reuters.

Os Estados Unidos são responsáveis por mais de um quarto de todas as mortes. O Reino Unido e a Itália respondem por outros 10% a 11% cada, e França e Espanha por 9% cada.

O número de mortes ligadas à Covid-19 em apenas quatro meses é atualmente igual a cerca de três quartos da quantidade de pessoas que morrem anualmente de malária, uma das doenças infecciosas mais letais do mundo.

E, embora a trajetória atual esteja distante daquela da gripe espanhola de 1918, que infectou cerca de 500 milhões de pessoas e matou ao menos 10% dos pacientes, especialistas de saúde pública temem que os dados disponíveis estejam subestimando o verdadeiro impacto da pandemia.

A primeira morte de Covid-19 foi relatada no dia 10 de janeiro em Wuhan, na China. Foram necessários 91 dias para o número de mortes ultrapassar 100 mil, mas só mais 16 dias para chegar a 200 mil, segundo uma contagem da Reuters baseada em relatórios oficiais dos governos. Depois de mais 19 dias, a cifra foi de 200 mil para 300 mil óbitos.

O marco desolador de 300 mil mortes foi alcançado enquanto um ex-membro do governo dos EUA disse que o país pode enfrentar 'o inverno mais sombrio' dos tempos recentes se não melhorar sua reação à pandemia.

'Nossa janela de oportunidade está se fechando', disse Rick Bright, ex-diretor da Agência de Pesquisa e Desenvolvimento Biomédico Avançado, ao depor a um comitê da Câmara dos Deputados.

'Se não formos capazes de melhorar nossa reação agora, com base na ciência, temo que a pandemia piore e seja prolongada', disse Bright, que disse ter sido retirado do cargo por ter expressado preocupação com o estado de prontidão, ao comitê. Ele foi transferido para outro posto no governo.

Os EUA relataram mais de 85 mil mortes do novo coronavírus. Reino Unido e Itália comunicaram mais de 30 mil óbitos cada, e França e Espanha mais de 27 mil cada.

O Brasil tem o sexto maior número de mortos, com 13.993 óbitos. O país tem relatado uma média de quase 700 casos novos por dia na última semana.

As cifras de mortes na Ásia e no Oriente Médio têm se mantido consideravelmente mais baixas, apesar das nações densamente povoadas e dos padrões muitas vezes baixos dos sistemas de saúde, o que faz especialistas de saúde recearem que os números reais sejam muito mais altos.

Veja um gráfico com os casos pelo mundo: https://graphics.reuters.com/CHINA-HEALTH-MAP/0100B59S43G/index.html

Escrito por Reuters

Últimas Notícias

  1. Home
  2. noticias
  3. numero global de mortes por …

Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência.