Capa do Álbum: Antena 1
A Rádio Online mais ouvida do Brasil
Antena 1
Ícone seta para a esquerda Veja todas as Notícias.

Números de transplantes de órgãos aumentaram em 2016

A taxa de aceitação familiar em relação aos transplantes foi de quase 60 por cento no ano passado.

Placeholder - loading - Imagem da noticia "Números de transplantes de órgãos aumentaram em 2016"

Publicada em  

Em meio a tantas notícias ruins, um dado bastante positivo cai como uma luva. O número de doadores de órgãos no Brasil subiu para 2.983 em 2016, alta de 5 por cento em relação ao ano anterior e maior número já registrado na história! O levantamento foi divulgado ontem pelo Ministério da Saúde.

Em 2015, o registro, que acontece desde 2001, apontava 2.836 doadores efetivos. Outro recorde aconteceu em relação aos transplantes de coração, que tiveram aumento de 13 por cento em 2016. Foram constatados também alta em transplantes de rim, fígado, medula óssea e pulmão.

O governo federal atribuiu o aumento de procedimentos de coração a um decreto assinado em junho de 2016, o qual possibilitou o transplante de órgãos pelos aviões da Força Aérea Brasileira.

O ministro da Saúde, Ricardo Barros, afirmou: "Nós estamos investindo recursos nesta área, o que vai nos permitir avanços. Temos também que aumentar os doadores, já que quase 40% das famílias ainda se recusam a fazer a doação dos órgãos dos seus parentes falecidos, mas estamos sempre comemorando os dados positivos na estatística em um país em que 95% dos transplantes são pagos pelo governo federal".

Já a taxa de aceitação familiar em relação aos transplantes foi de 57 por cento no ano passado – alta de 1% em relação a 2015. Em 2014, o número total foi de 58 por cento e, em 2013, 56 por cento.

Para ler mais notícias, curta a página Antena 1 News no Facebook!

Escrito por Redação

Últimas Notícias

  1. Home
  2. noticias
  3. numeros de transplantes de …

Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência.