Capa do Álbum: Antena 1
A Rádio Online mais ouvida do Brasil
Antena 1
Ícone seta para a esquerda Veja todas as Notícias.

Nutrientes que auxiliam a manter a saúde ocular

Alimentos com essas substâncias contribuem para uma visão saudável

Placeholder - loading - Imagem da noticia "Nutrientes que auxiliam a manter a saúde ocular"

Publicada em  

Segundo publicação do jornal argentino ''Clarín’’, a ciência já mostrou que a nutrição pode influenciar na formação de algumas doenças as quais prejudicam a visão, como no caso da catarata e da degeneração macular, associada com a idade. Então, a dieta tem um papel bem importante.


Confira quais substâncias são imprescindíveis em um regime alimentar, visando zelar por um dos cinco sentidos:

Os ácidos graxos Omega-3 poliinsaturados, como o ácido docosa-hexaenoico (ADH), são cruciais para o desenvolvimento do cérebro e do olho. É possível encontrar a substância em peixes, como o atum, o salmão e a pescada branca. Segundo o médico oftalmologista, Dr. Rogelio Ribes Escudero, especialista em córnea e superfície ocular, o ômega-3 já demonstrou um efeito protetivo contra a enfermidade coronária e atua positivamente na saúde geral. Além disso, ele promove uma melhor qualidade da lágrima e é ótimos para pacientes com olho seco.

Vitaminas A, C, e E têm propriedades antioxidantes, e em diversos estudos, foram relacionadas com múltiplas condições oculares. Esses itens auxiliam a manter muitas células do tecido do olho saudáveis. É possível encontrá-las em: frutas e vegetais, como laranja, kiwis, damascos secos, vegetais de folhas verdes, tomates, cenoura, espinafre. E também, em produtos lácteos, ovos, nozes e sementes.

O zinco é outro com um papel crucial no funcionamento normal de uma proteína, que utilizam as células da retina encarregadas de codificar a imagem. Ele está presente em alimentos com alto conteúdo proteíco como na carne e em cereais integrais.

Tudo indica que dois Antioxidantes: a luteína e a zeaxantina podem colaborar com a saúde do olho. Eles compõem produtos vegetais e frutas. Inclusive, uma pesquisa mostrou que quem possui alto conteúdo sistémico de ambos no sangue apresentou risco significativamente menor de desenvolver maculopatia senil. É possível encontrar a luteína em pimentões amarelos, na manga, e alimentos de folha verde, como espinafre, acelga, brócolis. Já a zeaxantina integra pimentões doces, laranjas, alface, ovos e mexericas.

Seguir um regime equilibrado e variado, composto por peixes, vegetais e frutas, muitas vezes, é o suficiente e descarta a necessidade da ingestão de suplementos.

''O recomendado é comer cinco porções de frutas e vegetais diariamente, porque oferecem mais de 100 mg de vitamina C. Enquanto, por exemplo, duas porções de nozes e sementes propiciam entre 8 e 14 mg de vitamina E’’, destaca Ribes Escudero.

Últimas Notícias

  1. Home
  2. noticias
  3. nutrientes que auxiliam a …

Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência.