alexametrics
Capa do Álbum: Antena 1
ANTENA 1A RÁDIO ONLINE MAIS OUVIDA DO BRASIL

    O açúcar pode ser um forte aliado à cicatrização de feridas

    Pesquisador apresentou alimento como alternativa a antibióticos, que muitas vezes perdem o efeito.

    Por Redação

    Placeholder - loading - news single img

    Moses Murandu, professor sênior de enfermagem na Universidade de Wolverhampton, na Inglaterra, desenvolveu um estudo focado na aplicação do açúcar para a cicatrização de feridas – o que lhe rendeu um prêmio do Journal of Wound Care, em março deste ano.

    Em algumas partes do mundo, a adoção do procedimento pode ser crucial, já que parte da população não pode pagar por antibióticos. No entanto, o projeto é também de interesse do Reino Unido, uma vez que uma ferida infeccionada muitas vezes não responde à medicação.

    Segundo o professor, o tratamento se resume a depositar açúcar no machucado e cobrir com um curativo. Os grãos absorvem toda a umidade que permitiria a proliferação de bactérias. E, sem bactérias, a ferida cicatriza mais rápido.

    Murandu demonstrou tudo isso em testes de laboratório. E diversos estudos de caso ao redor do mundo reforçaram sua descoberta, incluindo exemplos bem-sucedidos de tratamentos de feridas contaminadas por bactérias resistentes a antibióticos.

    O açúcar que ele utiliza é do tipo granulado, com o qual você poderia adoçar uma xícara de chá ou café. Nos testes, ele constatou que não há diferença em usar o açúcar proveniente da cana ou da beterraba. O demerara, no entanto, não é tão eficaz. Sua pesquisa também mostrou que as cepas de bactérias crescem em baixas concentrações de açúcar, mas são completamente inibidas em níveis mais altos.

    Até agora, o pesquisador realizou estudos clínicos com 41 pacientes no Reino Unido. Ele ainda não publicou os resultados, mas tem apresentado suas descobertas em conferências nacionais e internacionais.

    Para ler mais notícias, curta a página Antena 1 News no Facebook!

    1. Home
    2. /
    3. noticias
    4. /
    5. o acucar pode ser um forte
    6. /

    Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência.