alexametrics
Capa do Álbum: Antena 1
ANTENA 1A RÁDIO ONLINE MAIS OUVIDA DO BRASIL

    O aquecimento global pode encarecer preço das passagens aéreas

    Estudos revelam que temperaturas elevadas dificultam o voo dos aviões.

    Por Redação

    Placeholder - loading - news single img

    Segundo uma nova pesquisa publicada na revista científica Climate Change, o aquecimento global pode afetar de 10 por cento a 30 por cento dos aviões em todo o mundo nas próximas décadas.

    À medida que o ar aquece, ele se espalha e sua densidade diminui, gerando menos elevação das asas quando o avião corre ao longo da pista. Dessa forma, dependendo do modelo da aeronave, comprimento da pista e outros fatores, um avião pode ser incapaz de decolar com segurança se a temperatura for muito alta.

    Em dias com altas temperaturas, o peso do avião acaba sendo um fator de restrição para a decolagem. Por isso, as companhias aéreas poderão ter que reduzir o número de passageiros ou limitar a quantidade de carga ou combustível para decolar com segurança. Outra opção será aguardar por horas mais frias para voar, o que acarretaria atrasos e cancelamentos.

    “Nossos resultados sugerem que a restrição de peso pode impor um custo não trivial à companhia aérea e impactar as operações de aviação em todo o mundo”, disse em comunicado o principal autor do estudo, Ethan Coffela, da Columbia University. 

    E as altas temperaturas já têm afetado os voos. No final de junho, a companhia aérea American Airlines cancelou mais de 40 voos no Arizona, nos Estados Unidos, por conta do clima quente. Em um mundo, esse problema deve ficar cada vez mais recorrente.

    Outros estudos já advertiram que o clima mais quente pode aumentar a ocorrência e intensidade de turbulência ao longo das principais rotas aéreas. Para evitar o problema, os aviões precisarão mudar a rota, realizando trajetos mais longos e, por tabela, consumirão mais combustível, o que acabaria elevando o preço da passagem.

    Para ler mais notícias, curta a página Antena 1 News no Facebook!

     

    1. Home
    2. /
    3. noticias
    4. /
    5. o aquecimento global pode …
    6. /

    Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência.