Capa do Álbum: Antena 1
A Rádio Online mais ouvida do Brasil
Antena 1
Ícone seta para a esquerda Veja todas as Notícias.

O café da manhã é, de fato, uma refeição muito importante

Pular a primeira refeição do dia pode trazer danos à saúde a longo prazo.

Placeholder - loading - Imagem da noticia "O café da manhã é, de fato, uma refeição muito importante"

Publicada em  

Segundo um estudo publicado recentemente no periódico científico American Journal of Clinical Nutrition, o café da manhã é de fato muito importante. Os pesquisadores apontaram que o hábito de pular a primeira refeição do dia pode aumentar as chances de inflamações e resistência à insulina, favorecendo a obesidade e diabetes tipo 2, fatores associados à síndrome metabólica.

Pesquisadores da Universidade de Honenheim, na Alemanha, fizeram testes com adultos saudáveis em três situações diferentes: um dia em que pularam o café da manhã, um dia em que pularam o jantar e outro dia em que tiveram as três refeições diárias normalmente.

Os resultados mostraram que as pessoas queimavam mais calorias em um período de 24 horas quando pulavam o almoço ou o jantar, comprovando estudos anteriores.

Os níveis de glicose e insulina não mostraram divergências entre os três dias. Entretanto, as concentrações de glicose, atividade inflamatória e resistência insulínica eram mais altas quando os participantes não almoçavam ou não tomavam o café da manhã.

A prática pode prejudicar a flexibilidade metabólica, ou seja, a capacidade do corpo de alternar entre a queima de gordura e carboidratos, aumentando as chances de inflamações e o desequilíbrio de glicose no sangue. Como a inflamação crônica é conhecida por afetar a sensibilidade à insulina, ignorar o café da manhã pode contribuir para o comprometimento do metabolismo, o que teria o potencial de aumentar o risco de obesidade e diabetes tipo 2.

Segundo os especialistas, ainda são necessários mais estudos para avaliar o impacto do café da manhã no funcionamento do metabolismo. “Os dados não comprovam que pular o café da manhã afeta os níveis de inflamação. Os pesquisadores apenas mediram os níveis (da dieta sem café da manhã) após o almoço, sendo possível que essa inflamação diminua ao longo do dia”, disse Courtney Peterson, nutricionista da Universidade do Alabama, nos Estados Unidos.

O estudo também sugere que pular o café da manhã ou o jantar pode ajudar na perda de peso, uma vez que os indivíduos queimaram mais calorias durante esses dias. No entanto, ignorar refeições ou realizar jesuns intermitentes pode não funcionar para a maioria das pessoas e causar até mesmo o efeito contrário.

Se a ideia for perder peso, a melhor opção é pular o jantar. “O metabolismo e o controle de açúcar no sangue são melhores na parte da manhã do que à noite, então alimentar-se no início do dia é essencial”, explicou Courtney.

Para ler mais notícias, curta a página Antena 1 News no Facebook!

Escrito por Redação

Últimas Notícias

  1. Home
  2. noticias
  3. o cafe da manha e de

Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência.