alexametrics
Conectando

    Você tem todo o direito de ir embora se o seu pedido demorar demais para chegar.

    O prato demorou demais para chegar? Você tem a opção de não pagar

    Por Redação, antena 1

    Placeholder - loading - news single img

    Fica bravo quando está com fome e o prato demora para chegar no restaurante?  Saiba que tem todo o direito de ir embora se o seu pedido demorar demais para chegar.

    Você só é responsável por pagar o que consumiu. Se o prato ainda não veio, mesmo depois de questionar o garçom, você pode ir embora sem pagar, segundo o Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor (Idec). 

    Se a preparação de um prato específico for mais lenta, o atendente precisa avisar antes. Só vá embora sem pagar se o prato demorar mais do que o prometido e se optar por não consumi-lo. “Explique com calma, sem brigar, que você foi mal informado sobre o tempo de espera e que a prestação do serviço não foi cumprida, por isso está indo embora”, orienta o advogado do Idec Igor Marchetti.

    Essa é mais uma das várias práticas abusivas frequentes em restaurantes. Os estabelecimentos não podem, por exemplo, se negar a dividir um prato entre duas pessoas, nem cobrar taxa por desperdício. “Nesse caso, o restaurante pode adotar alguma política de incentivo para quem não desperdiçar, mas não cobrar por algo que o consumidor já pagou”, explica Marchetti.

    Se a comida vier com cabelo, bicho, sabor ou cheiro estranho, o consumidor pode exigir um novo prato ou se recusar a pagar, não importa a quantidade já consumida. Nesse caso, é importante formalizar a denúncia no órgão de vigilância sanitária do município.

    Para ler mais notícias, curta a página Antena 1 News no Facebook!

    Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência.