Capa do Álbum: Antena 1
A Rádio Online mais ouvida do Brasil
Antena 1
Ícone seta para a esquerda Veja todas as Notícias.

O que é trilha sonora? A importância da música no audiovisual

Listamos alguns filmes com o conjunto de faixas mais marcantes do cinema

Placeholder - loading - Mulher feliz assistindo filme com fones de ouvido. - iStock
Mulher feliz assistindo filme com fones de ouvido. - iStock

Publicada em  

O compilado de músicas que acompanha a narrativa de um filme é um dos elementos-chave para prender o espectador a história. Muitas vezes nos apaixonamos mais por aquela seleção de canções do que pelo próprio filme em si. Até porque, o poder que a música tem sobre nós é imenso, fazendo com que compartilhemos mental e fisicamente a circunstância que aquelas figuras estão experienciando.

Por isso, as trilhas sonoras são essenciais em uma produção, elas preparam terreno para a avalanche de acontecimentos e sentimentos que seguirão na próxima cena. Ao longo da história, alguns desses conjuntos de faixa foram tão icônicos que contribuíram para que o longa se tornasse um clássico.

O poderoso chefão
Toque para aumentar

Aqui na Antena 1 somos muito ligados ao cinema e à música, é claro. Então, que combo melhor do que esse para entendermos o que é trilha sonora.

Confira:

Tecnicamente falando, a trilha sonora é uma música gravada que acompanha de forma sincronizada as imagens de um filme, drama, livro, programa de televisão, programa de rádio ou videogame.

Mas não apenas para ritmar a história que servem essas canções. Elas são um recurso fundamental para dar profundidade a trama, expandindo aquele universo e impactando na forma como o espectador recebe a mensagem que está sendo passada. A interpretação seria muito diferente caso não houvesse nenhum som de fundo.

Produção de trilhas sonoras
Toque para aumentar

LEIA MAIS: O QUE É PODCAST? CONHEÇA MAIS SOBRE ESSE TIPO DE CONTEÚDO

As trilhas podem tanto conter trabalhos compostos especialmente para aquela produção, como também podem serem utilizadas canções já existentes. Para que ocorra essa seleção é preciso que haja um profissional específico que cumpra essa função, sendo ele o music editor, ou supervisor musical. Esse especialista será encarregado de unir as informações e desejos do diretor e apresentar para um compositor, para que enfim sejam criadas as músicas.

Um ponto muito importante a ser destacado é que a trilha sonora difere da trilha musical. Muitos pensam que a primeira se trata apenas de um apanhado de músicas que tocam durante a obra, porém é na verdade o conjunto de todas as nuances de sons presentes no filme.

Um bom exemplo são os filmes de terror, que são frequentemente acompanhados por essas nuances sonoras. Elas que darão intensidade a cena e farão o espectador imergir naquele momento, tornando-o propício ao susto.

Confira a icônica trilha de Halloween (1978):



Quando surgiu a trilha sonora?

Basicamente, ela surgiu ao mesmo tempo que o cinema, ou seja, em 1895 quando foi criado pelos irmãos Lumière. Na época, os filmes eram mudos, então havia sempre um pianista nas salas de cinema. Este profissional era encarregado de criar os climas nas cenas, improvisando com um repertório próprio conforme observava as imagens, porém as trilhas eram meramente ilustrativas.

cinema antigo com piano tocando ao vivo
Toque para aumentar

Se antes esses músicos não tinham preocupações em fazer sentido com o que as imagens mostravam, em 1910 isso muda. A partir desse ano, orquestras inteiras acompanhavam a produção com partituras originais.

Apesar disso, não era sempre que a música conseguia acompanhar perfeitamente o filme. Isso só se concretizou de fato na década de 1920 que a chamada música incidental, ou scores, passou a ser encomendada especialmente para uma obra.

Assim, em 1930, quando finalmente sons e falas foram incorporados às obras, as faixas continuaram sendo um elemento chave.

LEIA MAIS: O QUE É A BILLBOARD HOT 100? SAIBA MAIS SOBRE A PARADA MUSICAL

Trilhas sonoras mais marcantes

É claro que tínhamos que fazer uma lista dos filmes que possuem a seleção de músicas mais emblemáticas da indústria.

Confira:

O senhor dos anéis: Trilogia

Considerada uma das trilhas mais inesquecíveis do cinema, a obra foi composta, orquestrada e conduzida por Howard Shore. No filme, acompanhamos a jornada de hobbits, elfos, anões e homens em busca de derrotar o mal pela Terra-média. Assim, para acompanhar a magnitude dessa produção era preciso uma trilha sonora grandiosa, como a assinada por Shore. Nela somos preenchidos por flautas, violinos, tambores e coros.



Star Wars

Essa é impossível não conhecer. Criada pelo ilustre John Williams, o conjunto de canções é definitivamente um dos mais icônicos do universo cinematográfico. As inspirações vieram principalmente dos clássicos e das trilhas da era de ouro de Hollywood.



O Poderoso Chefão: Trilogia

O primeiro filme dos três é considerado por muitos o melhor de todos os tempos. E não é à toa, já que a produção dispõe de diversos atributos gloriosos, como por exemplo sua trilha sonora. Dirigido por Francis Ford Coppola, o longa apresenta elementos musicais que constroem a identidade da máfia italiana. Com uma mistura elementos do jazz clássico e melodias de músicas italianas, o compositor Nino Rota exibe ao público uma verdadeira obra-prima.



O iluminado

O filme de terror de Stanley Kubrick encerra com chave de ouro nossa breve seleção das trilhas sonoras mais notáveis do cinema. A obra baseada no livro de Stephen King teve Chuck Cirino como compositor dessa inigualável trilha, constituída é principalmente por sintetizadores, instrumentos de corda, órgão e coros.



Veja também:

BILLBOARD ARTIST 100: THE WEEKND NO TOPO, COM RETORNO DE KING VON E DOLLY PARTON

DURAN DURAN ANUNCIA TURNÊ NA AMÉRICA DO NORTE

Últimas Notícias

  1. Home
  2. noticias
  3. o que e trilha sonora a …

Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência.