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    O que são calorias de qualidade?

    Valor nutricional dos alimentos deve ser levado em conta na hora de planejar o consumo de uma dieta balanceada, apontam especialistas internacionais

    Por Larissa Valença

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    Segundo uma publicação da rede britânica BBC, tal conceito foi lançado recentemente pela Fundação Britânica de Nutrição. O intuito do órgão é ajudar a população a pensar mais nos tipos de alimentos consumidos e auxiliá-la a dar a devida atenção ao valor nutricional dos produtos. 

    Há itens que possuem semelhante valor calórico, porém, têm muita diferença no que concerne ao valor nutritivo.

    Comparações

    Cerca de 30 gramas de frutos secos têm mais ou menos 174 calorias, a mesma quantidade que há em um par de bolachas de chocolate. Todavia, os frutos possuem calorias de qualidade, enquanto que os biscoitos não têm.

    Já o abacate, por sua vez, tem muitos nutrientes positivos. Mesmo que seu valor calórico seja superior ao de outras frutas e vegetais, ele possui calorias de qualidade.  

    Outro exemplo, uma cerveja é baixa em calorias, no entanto não é nutritiva.

    Em resumo, é muito relevante fazer esse tipo de comparação ao escolher quais alimentos vão fazer parte de uma dieta.



    Alimentos


    A maioria das pessoas tem ciência de que uma dieta saudável deve ser composta por inúmeras frutas e verduras. Mas, é sempre bom ressaltar quais produtos, em específico, são opções adequadas, que podem ser inseridos em um modelo alimentar cotidiano e balanceado. Confira, dicas do serviço de saúde do Reino Unido:

    Capriche no consumo:

    - Alimentos ricos em amido, como, por exemplo, pão, macarrão e arroz integrais

    - Tipos de proteína, como carne, peixe, lácteos ou grãos

    Modere:

    O ideal é se atentar há certos itens, e consumir tudo sem exageros. São os casos das bebidas alcoólicas e dos cereais repletos de açúcar ingeridos, principalmente, no café da manhã.

     

    Quantidade

    Em relação à quantidade: as mulheres precisam de cerca de 2.000 calorias por dia, já os homens aproximadamente 2.500.

    A recomendação do serviço de saúde pública do Reino Unido aos indivíduos é dividir o consumo desta forma:

    400 no café da manhã
    600 no almoço
    600 no jantar

    É importante que seja feita a ingestão de bebidas saudáveis ao longo do dia.

    Perda de peso

    As indicações dos profissionais do exterior para quem quer emagrecer é tentar perder aproximadamente meio ou um quilo por semana, consumindo cerca de 500 ou 600 calorias a menos por dia, do que necessita.

    Especialista da associação dietética inglesa disse que aqueles que possuem o objetivo precisam reduzir a quantidade de calorias. Contudo, é essencial assegurar que em termos de nutrição, esteja consumindo coisas realmente saudáveis.

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