alexametrics
Capa do Álbum: Antena 1
ANTENA 1A RÁDIO ONLINE MAIS OUVIDA DO BRASIL

    O tomate traz diversos benefícios à saúde do homem, entre eles a fertilidade

    Outros estudos já atestaram o benefício do fruto no combate ao câncer de próstata.

    Placeholder - loading - news single img
    Macarrão, tomate, ervas e uma colher de madeira (Foto: Pixabay)

    2470

    Publicada em  

    Sabia que a infertilidade masculina afeta até metade dos casais que não conseguem engravidar? Atualmente, o NHS (no Reino Unido) sugere que homens com problemas de fertilidade adotem um estilo de vida saudável e usem roupas íntimas folgadas.

    O órgão de saúde britânico também sugere reduzir ao máximo o estresse e garantir relações sexuais regulares durante todo o tempo em que o parceiro ovula para maximizar as chances de concepção.

    No entanto, a ideia de que certos nutrientes podem aumentar a fertilidade masculina vem ganhando terreno há algum tempo. O licopeno, encontrado em grande quantidade no tomate, pode aumentar a qualidade do esperma, sugeriu um estudo.

    Homens saudáveis que tomaram o equivalente a duas colheres de sopa de purê de tomate (concentrado) por dia como suplemento tiveram esperma de melhor qualidade. Especialistas disseram, entretanto, que são necessários mais estudos sobre o tema.

    O licopeno, como a vitamina E e o zinco, que foram o foco de pesquisas anteriores, é um antioxidante, o que significa que evita a oxidação nas células e, portanto, os danos. Ele está associado, inclusive, a outros benefícios à saúde, como a redução do risco de doenças cardíacas e alguns tipos de câncer.

    A equipe de estudiosos disse que usou um suplemento de lactolicopeno porque o nutriente nos alimentos pode ser mais difícil para o corpo absorver e, portanto, pode ter certeza de que cada homem recebe a mesma quantidade todos os dias.

    Os homens precisariam comer 2 kg de tomates cozidos todos os dias para obter a dose equivalente de licopeno.

    O estudo


    No ensaio de 12 semanas, que foi parcialmente financiado pela empresa que produz o suplemento, 60 homens foram selecionados aleatoriamente para tomar 14 miligramas de lactolicopeno por dia ou uma pílula simulada como placebo.

    Os espermatozoides foram testados no início, seis semanas após e no final do estudo, e, embora não houvesse diferença na concentração espermática, a proporção de espermatozoides e motilidade saudáveis - a rapidez com que os podem se movimentar - foi maior em aqueles que tomam licopeno.

    Liz Williams, especialista em nutrição humana da Universidade de Sheffield, que liderou a pesquisa publicada no European Journal of Nutrition, disse que “no momento, há poucos conselhos que podemos dar aos homens”.

    "Dizemos a eles para reduzir o consumo de álcool e seguir uma dieta saudável - mas esse são conselhos muito gerais". Mesmo assim, ela considerou os resultados do estudo encorajadores.

    "O próximo passo é repetir o exercício em homens com problemas de fertilidade e ver se o licopeno pode aumentar a qualidade do esperma para esses homens e se isso ajuda os casais a conceber e evitar tratamentos invasivos de fertilidade".

    As informações constam no site da BBC News.

    Tomate e a saúde masculina

    O licopeno vem sendo apontado como um aliado para a saúde masculina faz tempo. Estudos anteriores já revelaram que a substância pode proteger contra o câncer de próstata. Isso porque, na presença desse fitoquímico, as células defeituosas acabam interrompendo aquela multiplicação sem fim que dá origem à doença.

    A dica é tomar o tomate em forma de suco. Pode parecer estranho, mas é a melhor forma para aproveitar os antioxidantes do suco. Uma receita simples é: 4 tomates maduros sem sementes; ½ xícara de água; 5 gotas de limão e uma pitada de açúcar. Pronto! É só aproveitar a bebida – e os benefícios à saúde que ela propicia.

    Leia também: Medicamento revoluciona tratamento do câncer de próstata

    1. Home
    2. noticias
    3. o tomate traz diversos …

    Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência.