alexametrics
Capa do Álbum: Antena 1
ANTENA 1A RÁDIO ONLINE MAIS OUVIDA DO BRASIL

    O uso de probióticos após um ciclo de antibióticos pode não ser adequado

    Da obesidade a problemas de saúde mental, os probióticos são apresentados como tratamento para uma série de condições.

    Placeholder - loading - news single img

    187

    Publicada em  

    Pesquisadores descobriram que tomar probióticos após o uso de antibiótico atrasa a recuperação da saúde intestinal. Até então, um dos usos mais comuns destes micro-organismos vivos era a reposição intestinal após um uso intensivo de medicamentos fortes.

    Parte do problema é, na verdade, a variedade de coisas associadas ao termo probiótico. Mesmo quando os pesquisadores usam cepas bacterianas vivas em suas pesquisas, o coquetel varia de um laboratório para outro, o que dificulta a comparação.

    "Esse é o problema: não há estudos suficientes sobre qualquer probiótico específico para dizer que este funciona e esse não", diz Sydne Newberry, da instituição Rand Corporation, que realizou um estudo sobre o uso de probióticos para tratar diarreia induzida por antibióticos.

    A pesquisa mostrou um efeito positivo dos probióticos na redução do risco de diarreia causada por antibióticos, mas devido à variação com que as cepas bacterianas foram usadas, não foi possível identificar ou recomendar probióticos ou coquetéis específicos que funcionassem. Desde então, mais estudos foram feitos, mas não o suficiente para dizer conclusivamente se os micro-organismos vivos funcionaram ou não.

    Uma preocupação em particular é a falta de pesquisas sobre a segurança no uso de probióticos. Mesmo sendo considerados inofensivos em pessoas saudáveis, há relatos preocupantes de efeitos colaterais, como fungos se alastrando na corrente sanguínea, entre pacientes mais vulneráveis.

    É o caso de uma pesquisa recente realizada por cientistas do Instituto Weizmann de Ciência em Israel. Através dela, especialistas descobriram que, mesmo entre pessoas saudáveis, tomar probióticos depois de um ciclo de antibiótico não era inofensivo. Na verdade, eles dificultaram os processos de recuperação intestinal que em tese deveriam acelerar.

    Para ler mais notícias, curta a página Antena 1 News no Facebook!

     

    1. Home
    2. noticias
    3. o uso de probioticos apos um …

    Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência.