Capa do Álbum: Antena 1
A Rádio Online mais ouvida do Brasil
Antena 1
Ícone seta para a esquerda Veja todas as Notícias.

Oferta de imóveis do MCMV encolhe no 1º semestre, mas setor espera retomada

Placeholder - loading - Rio de Janeiro, Brasil 14/11/2014.  REUTERS/Ricardo Moraes
Rio de Janeiro, Brasil 14/11/2014. REUTERS/Ricardo Moraes

Publicada em  

SÃO PAULO (Reuters) - A indústria da construção aguarda uma retomada de lançamentos imobiliários focados no programa Minha Casa Minha Vida a partir do segundo semestre deste ano, depois que o setor terminou junho com estoque baixo, suficiente para menos de um ano de vendas, afirmaram representantes da Câmara Brasileira da Indústria da Construção (Cbic), nesta segunda-feira.

'A participação (do MCMV) em lançamentos caiu de 48% no segundo trimestre de 2021 para 31% no segundo trimestre deste ano', afirmou Celso Petrucci, presidente da comissão da indústria imobiliária da entidade, em apresentação a jornalistas.

'Existe a expectativa que se reverta essa situação do MCMV a partir do terceiro trimestre', disse o executivo, citando os novos termos do programa que elevaram o valor máximo do teto dos imóveis financiáveis de 264 mil para 350 mil reais.

A indústria terminou junho com estoque de imóveis enquadrados no MCMV equivalente a 8 meses de vendas, abaixo ainda do volume total do setor que é suficiente para 11 meses, ou 279,5 mil unidades, segundo os dados da Cbic.

No segundo trimestre, os lançamentos do MCMV caíram 25,8%, para 19,9 mil unidades, com a maior parte, 11,6 mil, concentrada no Sudeste. Já as vendas recuaram 26,4%, para 25,3 mil imóveis, sendo 15,7 mil no Sudeste.

Com isso, as unidades em oferta do MCMV recuaram em junho para 74,4 mil, queda de 25,7% sobre o volume de um ano antes. O volume equivale a 27% da oferta total, incluindo os demais padrões de imóveis. No final de 2021, o programa tinha disponibilidade de 125,8 mil imóveis em oferta, segundo os dados da Cbic.

'Olhando para o ano como um todo...vai ser muito próximo (em vendas e lançamentos) a 2022, com o terceiro e quarto trimestres mostrando recuperação sobre o início do ano', disse o presidente do Cbic, Renato de Sousa Correia, se referindo ao mercado como um todo.

(Por Alberto Alerigi Jr.)

Escrito por Reuters

Últimas Notícias

  1. Home
  2. noticias
  3. oferta de imoveis do mcmv …

Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência.