Capa do Álbum: Antena 1
A Rádio Online mais ouvida do Brasil
Antena 1

Omã apresentou ao Irã mecanismo regional para Estreito de Ormuz, diz fonte

Omã apresentou ao Irã mecanismo regional para Estreito de Ormuz, diz fonte

Reuters

28/07/2026

Placeholder - loading - Embarcações no Estreito de Ormuz, perto da praia de Bandar Abbas, no Irã 27 de julho de 2026 Razieh Poudat/ISNA/via WANA via REUTERS
Embarcações no Estreito de Ormuz, perto da praia de Bandar Abbas, no Irã 27 de julho de 2026 Razieh Poudat/ISNA/via WANA via REUTERS

Por Timour Azhari

RIAD, 28 Jul (Reuters) - Omã ​apresentou ao Irã uma proposta para a criação de um mecanismo regional conjunto para a gestão do Estreito de Ormuz, com taxas voluntárias, informou uma fonte do Golfo Pérsico à Reuters nesta terça-feira.

De acordo com a proposta de Omã, que conta com apoio regional e foi apresentada a autoridades iranianas no fim de semana em Teerã, o Irã não exerceria o controle exclusivo dessa via navegável vital, acrescentou a fonte.

A proposta se ⁠baseia ⁠no Estreito de Malaca, que ​liga os ‌oceanos Índico e Pacífico e é administrado em conjunto pelos países que fazem fronteira com ele: Indonésia, Malásia e Cingapura.

De acordo com a proposta, aqueles que utilizam o Estreito de Ormuz ⁠contribuiriam voluntariamente para um fundo que financiaria os custos de ​gestão da navegação, proteção ambiental e busca e resgate, entre outros ​serviços.

A gestão do Estreito de Ormuz — que ‌transportava um quinto ​do ⁠petróleo e do gás natural liquefeito globais antes da guerra de Israel e Estados Unidos contra o Irã — tornou-se o principal obstáculo nas negociações para ​pôr fim à guerra e um ponto de tensão que leva a repetidos retornos ao conflito.

O Irã afirmou que o estreito não pode voltar à situação pré-guerra, em que a navegação fluía livremente, enquanto ​os países do Golfo Pérsico insistem que não haja pagamento obrigatório de taxas ao Irã.

O ministro das Relações Exteriores do Irã, Abbas Araqchi, discutiu a questão do Estreito de Ormuz com seus homólogos de Omã e da Arábia Saudita na segunda-feira.

“Ele enfatizou a necessidade de fortalecer a cooperação e avançar nos esforços diplomáticos conjuntos para estabelecer a estabilidade na ​região e eliminar a insegurança imposta ao Estreito de Ormuz devido às ‌ações agressivas dos Estados Unidos”, ⁠segundo comunicado do Ministério das Relações Exteriores do Irã.

O presidente dos EUA, Donald Trump, disse na segunda-feira que os Estados Unidos estão tendo “boas ⁠conversas” com o Irã e que há ⁠uma chance de um acordo, mas ⁠alertou que ⁠os ​ataques norte-americanos seriam retomados caso as negociações não deem resultado.

(Reportagem de Timour Azhari)

Reuters

Compartilhar matéria

Mais lidas da semana

 

Carregando, aguarde...

Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência.