Capa do Álbum: Antena 1
A Rádio Online mais ouvida do Brasil
Antena 1
    Veja todas as Notícias.

    OMS descreve surto de coronavírus como pandemia

    Placeholder - loading - news single img
    Chefe da OMS, Tedros Adhanom Ghebreyesus, durante entrevista coletiva sobre situação do coronavírus 28/02/2020 REUTERS/Denis Balibouse

    Publicada em  

    GENEBRA (Reuters) - A Organização Mundial da Saúde (OMS) considera o surto do novo coronavírus como uma pandemia, disse o diretor-geral da entidade, Tedros Adhanom Ghebreyesus, nesta quarta-feira.

    'Estamos profundamente preocupados tanto com os níveis alarmantes de disseminação e gravidade quanto com os níveis alarmantes de inação. Fizemos, portanto, a avaliação de que o Covid-19 pode ser caracterizado como uma pandemia', disse Tedros em coletiva de imprensa.

    O coronavírus, que surgiu na China em dezembro, está se espalhando pelo mundo e parando indústrias, cancelando voos, fechando escolas e forçando o adiamento de eventos esportivos e espetáculos.

    A OMS declarou uma emergência de saúde pública de interesse internacional, seu 'nível de alarme mais alto', em 30 de janeiro, quando havia menos de 100 casos de Covid-19 fora da China e oito casos de transmissão da doença de pessoa para pessoa.

    Agora há mais de 118 mil casos em 114 países e 4.291 pessoas já morreram, disse Tedros -- e a crença é que os números aumentarão.

    A OMS não tem mais uma categoria para declarar uma pandemia, exceto para a gripe.

    Autoridades da OMS vêm assinalando há semanas que podem usar a palavra 'pandemia' como um termo descritivo, mas enfatizaram que ela não comporta significado legal. O novo coronavírus não é uma gripe.

    Conforme seu sistema anterior, a agência sediada em Genebra declarou o surto de gripe suína H1N1 de 2009 como uma pandemia. Ele acabou sendo brando e provocou algumas críticas depois que empresas farmacêuticas aceleraram o desenvolvimento de vacinas e remédios.

    (Por Emma Farge e Michael Shields)

    Escrito por Reuters

    1. Home
    2. noticias
    3. oms descreve surto de …

    Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência.