Capa do Álbum: Antena 1
A Rádio Online mais ouvida do Brasil
Antena 1
    Veja todas as Notícias.

    OMS espera ter 500 milhões de doses de vacina por esquema Covax no 1º tri de 2021

    Placeholder - loading - news single img
    Cientista-chefe da OMS, Soumya Swaminathan 03/07/2020 Fabrice Coffrini/Pool via REUTERS

    Publicada em  

    GENEBRA (Reuters) - A Organização Mundial da Saúde espera ter meio bilhão de doses de vacinas contra Covid-19 disponíveis para distribuição pela iniciativa global Covax no primeiro trimestre de 2021, afirmou sua cientista-chefe nesta sexta-feira.

    Até o momento, 189 países aderiram ao programa Covax, que é apoiado pela OMS e visa garantir a distribuição equitativa das vacinas. Os Estados Unidos não estão entre eles, tendo fechado acordos bilaterais.

    O plano inicial da Covax é vacinar 20% das populações de maior risco, incluindo profissionais de saúde e pessoas com mais de 65 anos.

    'A meta é obter pelo menos 2 bilhões de doses até o final de 2021, o que será suficiente para vacinar 20% das populações dos países que fazem parte da Covax”, disse a cientista-chefe Soumya Swaminathan em entrevista coletiva em Genebra.

    Isso seria suficiente para 'pôr fim à fase aguda da pandemia', reduzindo a mortalidade e o impacto nos sistemas de saúde, segundo ela.

    “Nossa meta, nossa esperança é que no primeiro trimestre de 2021 tenhamos cerca de meio bilhão de doses disponíveis para serem distribuídas entre os países, de forma justa”, disse Swaminathan.

    'Assim, os países podem começar a esperar doses no final do primeiro trimestre de 2021. Alguns países podem começar mais cedo, é provável, possível, que possamos ter algum aprendizado entrando mais cedo em alguns países', declarou ela, sem entrar em detalhes.

    A Covax é co-liderada pela aliança de vacinas Gavi, a OMS e a Coalizão para Inovações em Preparação para Epidemias (Cepi).

    (Reportagem de Stephanie Nebehay em Genebra e Michael Shields em Zurique)

    Escrito por Reuters

    1. Home
    2. noticias
    3. oms espera ter 500 milhoes de …

    Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência.