Capa do Álbum: Antena 1
A Rádio Online mais ouvida do Brasil
Antena 1
Ícone seta para a esquerda Veja todas as Notícias.

OMS espera ter 500 milhões de doses de vacina por esquema Covax no 1º tri de 2021

Placeholder - loading - Cientista-chefe da OMS, Soumya Swaminathan  03/07/2020 Fabrice Coffrini/Pool via REUTERS
Cientista-chefe da OMS, Soumya Swaminathan 03/07/2020 Fabrice Coffrini/Pool via REUTERS

Publicada em  

GENEBRA (Reuters) - A Organização Mundial da Saúde espera ter meio bilhão de doses de vacinas contra Covid-19 disponíveis para distribuição pela iniciativa global Covax no primeiro trimestre de 2021, afirmou sua cientista-chefe nesta sexta-feira.

Até o momento, 189 países aderiram ao programa Covax, que é apoiado pela OMS e visa garantir a distribuição equitativa das vacinas. Os Estados Unidos não estão entre eles, tendo fechado acordos bilaterais.

O plano inicial da Covax é vacinar 20% das populações de maior risco, incluindo profissionais de saúde e pessoas com mais de 65 anos.

'A meta é obter pelo menos 2 bilhões de doses até o final de 2021, o que será suficiente para vacinar 20% das populações dos países que fazem parte da Covax”, disse a cientista-chefe Soumya Swaminathan em entrevista coletiva em Genebra.

Isso seria suficiente para 'pôr fim à fase aguda da pandemia', reduzindo a mortalidade e o impacto nos sistemas de saúde, segundo ela.

“Nossa meta, nossa esperança é que no primeiro trimestre de 2021 tenhamos cerca de meio bilhão de doses disponíveis para serem distribuídas entre os países, de forma justa”, disse Swaminathan.

'Assim, os países podem começar a esperar doses no final do primeiro trimestre de 2021. Alguns países podem começar mais cedo, é provável, possível, que possamos ter algum aprendizado entrando mais cedo em alguns países', declarou ela, sem entrar em detalhes.

A Covax é co-liderada pela aliança de vacinas Gavi, a OMS e a Coalizão para Inovações em Preparação para Epidemias (Cepi).

(Reportagem de Stephanie Nebehay em Genebra e Michael Shields em Zurique)

Escrito por Reuters

Últimas Notícias

  1. Home
  2. noticias
  3. oms espera ter 500 milhoes de …

Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência.