Capa do Álbum: Antena 1
A Rádio Online mais ouvida do Brasil
Antena 1

ONS vê chuvas acima da média em hidrelétricas do Sudeste e Sul em setembro

ONS vê chuvas acima da média em hidrelétricas do Sudeste e Sul em setembro

Reuters

04/09/2026

Placeholder - loading - Torres de transmissão de energia elétrica se erguem sobre uma fazenda de café em Santo Antônio do Jardim, em 6 de fevereiro de 2014. REUTERS/Paulo Whitaker
Torres de transmissão de energia elétrica se erguem sobre uma fazenda de café em Santo Antônio do Jardim, em 6 de fevereiro de 2014. REUTERS/Paulo Whitaker

SÃO PAULO,4 Set (Reuters) - ​O Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS) elevou suas projeções para as chuvas que deverão chegar às usinas hidrelétricas do Sudeste/Centro-Oeste e Sul em setembro, com afluências que deverão superar as médias históricas para esses subsistemas, ⁠segundo ⁠boletim publicado nesta ​sexta-feira.

A ‌expectativa é de que as precipitações no Sudeste/Centro-Oeste alcancem 114% da média, ante 97% previstos ⁠na semana passada, enquanto no Sul ​a previsão foi elevada a 253% ​da média, contra ‌os 199% ​estimados anteriormente.

Já ⁠para os demais subsistemas, o cenário é de afluências abaixo da média ​tanto no Nordeste (69% ante 67% na semana passada), quanto no Norte (49%, ante 52%).

O ONS elevou ​sua previsão para a carga de energia no Brasil para um crescimento de 6,5% ante setembro de 2025, a 85.534 megawatts (MW), frente aos 5,9% previstos na semana anterior. Mas o ​aumento das chuvas deve melhorar o ‌nível dos principais ⁠reservatórios hidrelétricos do Sudeste/Centro-Oeste, que agora devem encerrar setembro com 55,7% ⁠da capacidade, acima ⁠dos 55,0% estimados ⁠há uma ⁠semana.

(Por ​Letícia Fucuchima; edição de Marta Nogueira)

Reuters

Compartilhar matéria

Mais lidas da semana

 

Carregando, aguarde...

Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência.