Capa do Álbum: Antena 1
A Rádio Online mais ouvida do Brasil
Antena 1
Ícone seta para a esquerda Veja todas as Notícias.

Opas vai ampliar acesso a vacinas contra Covid para deter avanço da variante Delta nas Américas

Placeholder - loading - 22/01/2021 REUTERS/Amanda Perobelli
22/01/2021 REUTERS/Amanda Perobelli

Publicada em  

CIDADE DO MÉXICO (Reuters) - Organização Pan-Americana da Saúde (Opas) está se preparando para aumentar a disponibilidade de vacinas contra a Covid-19 a países-membros, informaram autoridades nesta quarta-feira, conforme a altamente contagiosa variante Delta do coronavírus se espalha pela região.

O Fundo Rotativo da Opas está recebendo solicitações de vacinas de países da região para os últimos três meses de 2021 e o ano de 2022, disse a diretora-geral da organização, Carissa Etienne. Mais de 20 países expressaram formalmente interesse.

'Essa nova iniciativa disponibilizará dezenas de milhões de doses da vacina contra a Covid-19, além dos 20% que o (consórcio) Covax oferece, e complementará os acordos bilaterais e outras vias existentes para que os países tenham acesso às vacinas', disse Etienne em coletiva de imprensa virtual.

O Fundo Rotativo é um mecanismo de cooperação onde vacinas, seringas e suprimentos relacionados são adquiridos em nome dos Estados-membros da Opas, independentemente do tamanho ou das condições econômicas.

Mais de 1,3 milhão de casos e 19 mil mortes relacionadas à Covid-19 foram registradas na região na semana passada, disseram as autoridades.

A variante Delta, mais infecciosa, foi detectada em 28 países e territórios nas Américas, informou o gerente de incidentes da Opas, Sylvain Aldighieri. A transmissão aumentou particularmente no México, Equador e Brasil.

'Ainda não sabemos exatamente qual será o impacto da Delta nos países latino-americanos', disse Aldighieri.

As mortes em decorrência do coronavírus estão aumentando em quase todos os países da América Central, incluindo uma alta de 30% em El Salvador. Os casos de Covid-19 estão diminuindo no Panamá e na Costa Rica, mas estão aumentando em Honduras, Belize e El Salvador.

(Por Cassandra Garrison)

Escrito por Reuters

Últimas Notícias

  1. Home
  2. noticias
  3. opas vai ampliar acesso a …

Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência.