alexametrics
Capa do Álbum: Antena 1
ANTENA 1A RÁDIO ONLINE MAIS OUVIDA DO BRASIL

    Operação de tumor renal associada com impressão 3D

    Esse tipo de tecnologia permite a realização de cirurgias mais certeiras

    Por Larissa Valença

    Placeholder - loading - news single img

    Segundo o jornal ''El Tiempo'', neste mês, ocorreu pioneiramente uma operação de um tumor renal com o uso da tecnologia 3D, no Instituto Pascale, em Nápoles, na Itália.

    Hoje, o câncer no rim pode ser tratado de forma cirúrgica, porém, podem surgir dificuldades inesperadas no meio do caminho. Por isso, é importante a criação de um modelo, o mais realista possível.

     

    Agora, por meio de uma nova geração de software, dá para fazer reconstruções tridimensionais, extremadamente precisas, que podem ser sobrepostas à realidade.

     

    O resultado é um modelo do tamanho exato do órgão real, no qual os médicos fazem testes e podem experienciar certas dificuldades antes de fazer a interversão. A fotografia, e por tanto, o modelo do rim, devido à evolução da doença, podem sofrer mudanças, desse modo, dá para obter um modelo personalizado para cada paciente. Aliás, o rim possui um material transparente, assim, é possível ver os vasos sanguíneos.


    Ao usar reconstruções de imagens em 3D, o cirurgião pode sair na frente e estudar com antecedência tudo antes de ingressar na sala de operações.

    O objetivo do método é propiciar cirurgias mais precisas, com a máxima eficácia e o mínimo de impacto nos tecidos saudáveis. A ideia desse hospital, pioneiro na técnica, por exemplo, é instalar uma impressora 3D para replicar todos os órgãos dos pacientes que serão operados no dia seguinte.

    Segundo o gerente geral do estabelecimento, Attilio Bianchi, cada paciente deverá ter um modelo de seu órgão.

    1. Home
    2. noticias
    3. operacao de tumor renal …

    Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência.