Capa do Álbum: Antena 1
A Rádio Online mais ouvida do Brasil
Antena 1
Ícone seta para a esquerda Veja todas as Notícias.

Oposição polonesa está pronta para assumir o poder, diz líder

Placeholder - loading - Líder da oposição polonesa, Donald Tusk, acena durante comício em Varsóvia, Polônia 15/10/2023 REUTERS/Kacper Pempel
Líder da oposição polonesa, Donald Tusk, acena durante comício em Varsóvia, Polônia 15/10/2023 REUTERS/Kacper Pempel

Publicada em  

VARSÓVIA (Reuters) - Os principais partidos de oposição da Polônia disseram nesta terça-feira que estão prontos para formar um governo sob a liderança de Donald Tusk, e pediram ao presidente Andrzej Duda que tome uma decisão rápida sobre a transferência de poder.

Duda, um aliado do partido governista Lei e Justiça (PiS), está realizando consultas nesta terça e quarta-feira com todos os partidos parlamentares que ganharam assentos nas eleições de 15 de outubro.

Como o PiS não conseguiu a maioria, os partidos de oposição pró-União Europeia parecem estar prontos para assumir o poder, em uma grande mudança para a Polônia, após oito anos de disputas com Bruxelas sobre questões que vão desde a independência judicial até os direitos LGBT.

'Junto dos líderes dos partidos democráticos, confirmamos nossa disposição de cooperar totalmente e criar uma maioria no próximo Parlamento', disse Tusk, líder do maior grupo de oposição da Polônia, a Coalizão Cívica (KO), em uma coletiva de imprensa.

Ele disse que será o candidato da oposição a primeiro-ministro.

Duda já havia dito anteriormente que daria a primeira chance de formar um governo ao partido que conseguisse a maior fatia de votos.

O PiS ficou em primeiro lugar nas eleições, mas é improvável que consiga formar uma coalizão que possa governar.

(Por Alan Charlish, Pawel Florkiewicz e Anna Wlodarczak-Semczuk)

Escrito por Reuters

Últimas Notícias

  1. Home
  2. noticias
  3. oposicao polonesa esta pronta …

Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência.