Capa do Álbum: Antena 1
A Rádio Online mais ouvida do Brasil
Antena 1
    Veja todas as Notícias.

    Os esforços mundiais para aumentar o volume de transplantes de órgãos

    Brasil e Japão são exemplos de países que tentam aumentar o volume de transplantes.

    Placeholder - loading - Médicos reunidos (Foto: Banco de Imagens)
    Médicos reunidos (Foto: Banco de Imagens)

    Publicada em  

    Doação de órgãos é um ato nobre que pode salvar vidas. Mas o assunto ainda gera bastante polêmica. Um projeto em tramitação no Senado pode aumentar o volume de transplantes de tecidos, órgãos e partes do corpo humano no Brasil. De autoria do senador Major Olímpio, ele propõe revisar a legislação que regulamenta a doação pós-morte.

    A ideia seria colocar a doação de órgãos e tecidos como sendo de consentimento presumido. Isso quer dizer que, caso a pessoa maior de 16 anos não se manifeste contrária ao procedimento, ela é considerada doadora até que se prove o contrário.

    O Brasil já é referência mundial na área de transplantes. Atualmente, cerca de 96% dos procedimentos de todo o país são financiados pelo Sistema Único de Saúde (SUS). Em número absolutos, somos o segundo maior transplantador do mundo, atrás apenas dos Estados Unidos.

    Japão

    Mas os esforços para que mais transplantes possam ocorrer não estão concentrados apenas no Brasil. O Japão se tornou o primeiro país do mundo a permitir o nascimento de embriões humanos e animais para a criação de órgãos humanos.

    O pesquisador Hiromitsu Nakauchi, da Universidade de Tóquio, pretende cultivar células-tronco humanas em embriões de camundongos, ratos e porcos, e depois transplanta-los em outro animal. Com isso, o cientista espera um dia desenvolver órgãos humanos completos que poderão ser usados em transplantes.

    Estudos envolvendo o cultivo de células humanas em embriões de animais têm sido realizadas em vários países, como nos Estados Unidos. Mas, até o momento, nenhum desses embriões chegou a se desenvolver até o nascimento.

    Este não é, no entanto, um assunto isento de polêmicas e controvérsias. Especialistas em bioética dizem que a pesquisa pode ter consequências inesperadas se algumas células humanas forem transferidas para o cérebro de um animal.

    Nakauchi, contudo, afirmou à revista científica Nature que as intervenções são destinadas a afetar apenas o órgão que ele planeja desenvolver no embrião animal. Em 2017, o pesquisador conseguiu curar um rato diabético ao desenvolver um pâncreas saudável em um embrião de rato e depois transplantá-lo para o rato doente.

    Para ler mais notícias, curta a página Antena 1 News no Facebook!

    Últimas Notícias

    Placeholder - loading - Imagem da notícia 'Tonight United': Duran Duran lança música em parceria com Giorgio Moroder

    'Tonight United': Duran Duran lança música em parceria com Giorgio Moroder

    Esta sexta-feira, 24 de setembro, já começou com várias novidades no mundo da música e isso inlui o lançamento de 'Tonight United', sendo esse o novo single de Duran Duran em parceria com o rei do disco, Giorgio Moroder. A canção faz parte de  'Future Past', décimo quinto dsico de estúdio da banda. 
     
    Em nota, Simon Le Bond, vocalista do grupo, declarou: "“Giorgio Moroder, Duran Duran ... isso é música para um mundo que está se reunindo”. 
     
    Um dos motivos para 'Tonight United' ter sido divulgada hoje, é que a canção é a música tema do festival 'Global Citizen' - que acontece neste sáabdo (25), em Londres, e será transmitido ao vivo pelo YouTube do evento. Clique aqui para acessar o canal do show.  
     
    Veja o vídeo oficial da música: 
     
     
    “Quando entramos em estúdio pela primeira vez no final de 2018, eu estava tentando persuadir os caras de que tudo o que precisávamos fazer era escrever duas ou três faixas para um EP. Quatro dias depois, com o núcleo de mais de 25 canções fortes, que todas mereciam desenvolvimento, percebi que estaríamos nisso por um longo tempo, mas isso foi antes de Covid-19. Então, aqui estamos nós em 2021 com nosso 15º álbum de estúdio e nos esforçando ao máximo", afirmou Le Bond.  
     
    As demais faixas do disco também contém parcerias com grandes artistas da indútria musical, como Mark Ranson, Lykke Li, To Love, CHAI, Graham Coxon do Blur e Mick Grason - tecladiscta de David Bowie. 
     
    'Future Past' estará disponível em sua versão compelta a partir do dia 22 de outubro deste ano. Confira as músicas foram publicadas, até o momento:
     
     
    Veja mais:
     
    Shows lendários de Bruce Springsteen ganham data de lançamento
     
    Genesis inicia turnê de despedida 'The Last Domino Tour?' na Inglaterra

    1 H
    1. Home
    2. noticias
    3. os esforcos mundiais para …

    Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência.