alexametrics
Capa do Álbum: Antena 1
A RÁDIO ONLINE MAIS OUVIDA DO BRASILANTENA 1
    Veja todas as Notícias.

    Pacientes de coronavírus são mais contagiosos durante primeiros sintomas, diz OMS

    Placeholder - loading - news single img
    Logo da OMS em Genebra 22/11/2017 REUTERS/Denis Balibouse/File Photo

    Publicada em  

    Atualizada em  

    Por Stephanie Nebehay

    GENEBRA (Reuters) - Estudos mostraram que pessoas com o coronavírus são mais infecciosas no momento em que começam a se sentir mal, disseram especialistas da Organização Mundial da Saúde (OMS) nesta terça-feira.

    Foi esta característica que tornou tão difícil controlar a disseminação do vírus que causa a doença Covid-19, mas isso pode ser feito por meio de testatagem rigorosa e distanciamento social, disseram.

    'Parece, com base em informações muito limitadas que temos neste momento, que as pessoas têm mais vírus no corpo no momento, ou perto do momento, em que desenvolvem sintomas, cedo assim', disse Maria van Kerkhove, epidemiologista e principal técnica da OMS para a pandemia, durante uma sessão ao vivo em uma rede social.

    Estudos preliminares da Alemanha e dos Estados Unidos indicam que pessoas com sintomas amenos podem ser infecciosas durante 8 a 9 dias, e 'pode ser mais para pessoas que estão mais gravemente doentes', disse ela.

    Mais cedo, alguns especialistas em doenças questionaram seu comentário de segunda-feira de que a transmissão da Covid-19 por parte de pessoas sem sintomas é 'muito rara', dizendo que esta orientação poderia criar problemas para governos que tentam sair de isolamentos.

    Citando estudos que modelam doenças, Van Kerkhove esclareceu nesta terça-feira que algumas pessoas não desenvolvem sintomas e mesmo assim podem infectar outras.

    'Algumas estimativas de cerca de 40% das transmissões podem se dever a (casos) assintomáticos, mas estas são de modelos. Por isso eu não as incluí em minha resposta ontem, mas quis garantir que deixei isso claro', disse ela.

    O dr. Mike Ryan, principal especialista em emergências da OMS, disse que o novo coronavírus se aloja no trato respiratório superior, o que torna sua transmissão por gotículas mais fácil do que vírus relacionados como Sars ou Mers, que ficam no trato inferior.

    'Agora que analisamos a Covid-19, temos um patógeno infeccioso que está presente na via aérea superior para o qual as cargas virais estão no pico quando você está começando a ficar doente', disse ele.

    'Isso significa que você pode estar no restaurante se sentindo perfeitamente bem e começar a sentir febre, você está se sentindo bem, não pensou em ficar em casa, mas é esse o momento em que sua carga viral pode estar bem alta, na verdade'.

    Ryan acrescentou: 'E é porque a doença pode se espalhar naquele momento que a doença é tão contagiosa, é por isso que se espalhou pelo mundo de maneira tão não contida, é porque é difícil impedir esse vírus.'

    Mas alguns países têm mostrado que a transmissão pode ser reduzida a 'um nível aceitável ou mesmo a nenhum nível', como a Nova Zelândia demonstrou recentemente, disse ele.

    (Reportagem adicional de Josephine Mason)

    Escrito por Reuters

    1. Home
    2. noticias
    3. pacientes de coronavirus sao …

    Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência.