Capa do Álbum: Antena 1
A Rádio Online mais ouvida do Brasil
Antena 1
Ícone seta para a esquerda Veja todas as Notícias.

Paisagem antiga formada por rios é revelada nas profundezas do gelo da Antártida

Placeholder - loading - Ilustração mostra como paisagem do tamanho da Bélgica, localizada em Wilkes Land, no leste da Antártica, apareceria se espessa camada de gelo que a cobre fosse removida 24/10/2023 Stewart Jamieson, Du
Ilustração mostra como paisagem do tamanho da Bélgica, localizada em Wilkes Land, no leste da Antártica, apareceria se espessa camada de gelo que a cobre fosse removida 24/10/2023 Stewart Jamieson, Du

Publicada em  

Por Will Dunham

WASHINGTON (Reuters) - A Antártida nem sempre foi uma terra desolada de gelo e neve. O continente mais meridional da Terra já foi o lar de rios e florestas repletas de vida.

Usando observações de satélite e radares de penetração no gelo, os cientistas estão tendo agora uma ideia do mundo perdido da Antártida.

Pesquisadores disseram nesta terça-feira que detectaram, enterrada sob a camada de gelo do continente, uma vasta paisagem antiga, repleta de vales e cordilheiras, aparentemente moldadas por rios antes de terem sido engolfadas pela glaciação há muito tempo.

Esta paisagem, localizada na região de Wilkes Land, na Antártica Oriental, na fronteira com o Oceano Índico, cobre uma área aproximadamente do tamanho da Bélgica.

Os investigadores disseram que a paisagem parece datar de pelo menos 14 milhões de anos atrás e talvez mais de 34 milhões de anos atrás, quando a Antártida entrou em seu congelamento profundo.

“A paisagem é como uma foto instantânea do passado”, disse Stewart Jamieson, professor de glaciologia na Universidade de Durham, na Inglaterra, e co-líder do estudo publicado na revista Nature Communications.

'É difícil saber como seria este mundo perdido antes do surgimento do gelo, mas certamente era mais quente naquela época. Dependendo de quão longe você voltar no tempo, você pode ter tido climas que variavam do clima atual da Patagônia até algo mais próximo do tropical. O pólen de uma palmeira antiga foi descoberto na Antártida, não muito longe da costa do nosso local de estudo', acrescentou Jamieson.

Tal ambiente provavelmente teria sido povoado por vida selvagem, acrescentou Jamieson, embora os registros fósseis da região sejam incompletos demais para indicar quais os animais que possam tê-lo habitado.

O gelo acima da paisagem antiga mede de 2,2 km a 3 km de espessura, de acordo com o co-líder do estudo Neil Ross, professor de ciência polar e geofísica ambiental na Universidade de Newcastle, na Inglaterra.

(Reportagem de Will Dunham)

Escrito por Reuters

Últimas Notícias

  1. Home
  2. noticias
  3. paisagem antiga formada por …

Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência.