Capa do Álbum: Antena 1
A Rádio Online mais ouvida do Brasil
Antena 1
    Veja todas as Notícias.

    Países mais ricos precisam se comportar como adultos na luta pelo clima, diz Kerry

    Placeholder - loading - news single img
    Ex-secretário de Estado norte-americano, John Kerry, posa para selfie durante a COP25 em Madri 10/12/2019 REUTERS/Susana Vera

    Publicada em  

    Por Valerie Volcovici

    MADRI (Reuters) - Os países mais ricos do mundo não estão 'se comportando como adultos' e agindo com firmeza suficiente para cumprir os compromissos contra o aquecimento global estabelecidos no Acordo de Paris, disse o ex-secretário de Estado norte-americano e ativista do clima John Kerry, nesta terça-feira.

    Kerry, que foi o diplomata mais graduado do governo do presidente Barack Obama e uma figura de destaque na mediação do Acordo de Paris de 2015, disse que as nações do G20 estão ficando para trás nos planos de redução de emissões e nas promessas de ajuda financeira aos países mais pobres, em vez de elevarem o nível da ação climática global.

    'O fardo de se comportar como adultos recai em grande parte no G20, como grandes nações devem fazer', disse Kerry à Reuters em entrevista nos bastidores das conversas da Organização das Nações Unidas (ONU) sobre o clima em Madri.

    'Estamos em um estágio crítico em termos de estar atrasados (nas metas), e a ausência de liderança dos Estados Unidos é um componente', disse.

    Ministros do Meio Ambiente de mais de 190 países foram a Madri para a fase de conversas de alto nível da COP25, na qual autoridades de governo assumirão a negociação de questões pendentes no Acordo de Paris para limitar a elevação das temperaturas globais a uma cifra entre 1,5 e 2 graus Celsius.

    Embora o governo Trump tenha iniciado o processo de retirada dos EUA --o maior emissor de gases de efeito estufa da história-- do pacto parisiense no ano que vem, dezenas de prefeitos e presidentes-executivos norte-americanos confirmaram presença em Madri como parte da coalizão 'Ainda Estamos Dentro' -- um grupo de Estados e cidades ainda comprometidos com as metas de Paris.

    (Por Valerie Volcovici; Reportagem adicional de Catarina Demony)

    Escrito por Reuters

    1. Home
    2. noticias
    3. paises mais ricos precisam se …

    Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência.