Capa do Álbum: Antena 1
A Rádio Online mais ouvida do Brasil
Antena 1
Ícone seta para a esquerda Veja todas as Notícias.

Pandemia é fator central para risco de rebaixamento das economias da América Latina, diz Fitch

Placeholder - loading - Pandemia é fator central para risco de rebaixamento das economias da América Latina, diz Fitch. REUTERS/Dylan Martinez
Pandemia é fator central para risco de rebaixamento das economias da América Latina, diz Fitch. REUTERS/Dylan Martinez

Publicada em  

BRASÍLIA (Reuters) - As economias latino-americanas irão recuperar-se neste ano da recessão do ano passado, mas os riscos para essas perspectivas estão, quase todos, inclinados para o lado negativo, disseram analistas da agência de classificação de risco Fitch Ratings nesta quarta-feira, mencionando particularmente a evolução da pandemia da Covid-19.

O crescimento mais lento também irá comprometer os esforços dos governos para colocar os déficits e a dívida pública de volta a um caminho mais sustentável e descendente, assim como aumentam as pressões públicas para gastos em face da segunda onda do vírus, alertaram.

Shelly Shetty, diretora-gerente de soberanos da Fitch, disse que a forma como a região lida com a segunda onda, o ritmo das distribuições de vacinas, o volume de imunizantes a serem aplicados e a fragilidade de forma geral dos sistemas de saúde pública devem ser monitorados.

'Não vemos muitos riscos de alta... (vemos) vários riscos de baixa', disse Shetty em uma apresentação online.

O Peru irá registrar o maior crescimento na região este ano, superior a 5%, enquanto a economia do Brasil avançará um pouco mais de 3%, limitada por um aguardado endurecimento da política fiscal, disse ela.

A recuperação deve ser apoiada por um crescimento de 8% da China, fortes preços globais de commodities, política monetária interna acomodatícia e efeitos de base favoráveis, disse ela.

O déficit orçamentário médio na região cairá a 3% do Produto Interno Bruto (PIB), mas os déficits fiscais permanecerão altos para os padrões históricos, a uma média de 6% do PIB. O déficit do Brasil será de 7% do PIB, disse Shetty.

'A consolidação será um processo de vários anos', disse ela, observando que mais da metade de todas as perspectivas de ratings soberanos para a América Latina são negativas, a mais elevada para qualquer região no mundo, e sem perspectivas positivas.

No México, o analista da Fitch Charles Seville destacou que a estatal Petroleos Mexicanos (Pemex) pode precisar de mais apoio financeiro do governo, talvez de até 1,5 ponto percentual do PIB.

Isso não seria uma 'mudança de jogo' para o rating soberano do México, mas dificilmente seria um fator positivo, disse Seville.

O rating soberano da Fitch para o México é 'BBB-', um nível acima do grau especulativo, com perspectiva estável.

(Por Jamie McGeever)

Escrito por Reuters

Últimas Notícias

  1. Home
  2. noticias
  3. pandemia e fator central para …

Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência.