Capa do Álbum: Antena 1
A Rádio Online mais ouvida do Brasil
Antena 1
Ícone seta para a esquerda Veja todas as Notícias.

Papa adapta Shakespeare em apelo contra mudança climática

Placeholder - loading - 28/03/2021 Giuseppe Lami/Pool via REUTERS
28/03/2021 Giuseppe Lami/Pool via REUTERS

Publicada em  

CIDADE DO VATICANO (Reuters) - O papa Francisco adaptou uma citação famosa do 'Hamlet' de Shakespeare em um apelo para que as pessoas não continuem cegas à destruição da mudança climática e da migração em massa que ela pode causar, escrevendo: 'Ver ou não ver, eis a questão.'

Francisco ainda exortou as pessoas a trabalharem juntas para proteger 'a criação, nossa casa comum' e não se 'recolherem' no individualismo no prefácio de um documento do escritório de desenvolvimento do Vaticano para o cuidado pastoral de pessoas deslocadas por eventos climáticos.

'Sugiro que adaptemos o famoso 'ser ou não ser' de Hamlet e afirmemos: 'ver ou não ver, eis a questão!' Isso começa com a visão de cada um, sim, a minha e as suas', escreveu Francisco.

'Não sairemos de crises como a do clima e da Covid-19 nos recolhendo no individualismo, mas somente 'estando muitos juntos', pelo encontro, o diálogo e a cooperação', acrescentou ele no prefácio do estudo de 30 páginas divulgado nesta terça-feira.

Conservadores da Igreja Católica, muitos alinhados a forças políticas conservadoras, são céticos sobre a mudança climática e contestam a opinião científica majoritária de que o aquecimento global é causado principalmente pelo homem.

Francisco pareceu estar apelando a tais céticos.

'Quando pessoas são expulsas porque seu meio ambiente local se torna inabitável, pode parecer um processo da natureza, algo inevitável. Mas muitas vezes o clima em deterioração é resultado de escolhas ruins e atividade destrutiva, do egoísmo e da negligência, que colocam a humanidade em choque com a criação, nossa casa comum.'

(Por Philip Pullella)

Escrito por Reuters

Últimas Notícias

  1. Home
  2. noticias
  3. papa adapta shakespeare em …

Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência.