Capa do Álbum: Antena 1
A Rádio Online mais ouvida do Brasil
Antena 1
Ícone seta para a esquerda Veja todas as Notícias.

Papa expulsa ex-bispo acusado de abusos, diz Igreja belga

Placeholder - loading - Papa Francisco conduz a oração do Angelus de janela, no Vaticano 03/03/2024 REUTERS/Guglielmo Mangiapane
Papa Francisco conduz a oração do Angelus de janela, no Vaticano 03/03/2024 REUTERS/Guglielmo Mangiapane

Publicada em  

BRUXELAS (Reuters) - O papa excomungou do sacerdócio um ex-bispo belga que admitiu, há mais de uma década, ter abusado sexualmente de dois sobrinhos, informou nesta quinta-feira a Igreja na Bélgica.

Roger Vangheluwe, de 87 anos, renunciou do posto de bispo de Bruges em 2010, após admitir que abusou de um sobrinho por 13 anos. Um ano depois, assumiu que também abusou de um segundo sobrinho, mas disse que não se considerava um pedófilo.

Promotores belgas afirmaram na época que o abuso ocorrera há muito tempo e já não era possível acusar Vangheluwe criminalmente. O ministro da Justiça pediu que o Vaticano impusesse uma punição exemplar a ele.

A Igreja Católica na Bélgica anunciou nesta quinta-feira que o papa removeu o status clerical de Vangheluwe.

O primeiro-ministro do país, Alexander De Croo, disse que o governo belga pressionou o Vaticano para que agisse rapidamente.

'Essa é a decisão correta. Veio tarde, mas é um passo necessário para as vítimas em busca de justiça', afirmou De Croo na rede social X.

A Igreja belga afirmou que seus bispos pediram a expulsão do colega repetidas vezes, e consideravam 'vergonhoso' que ele permanecesse como bispo e padre, mesmo sob rigorosas restrições.

A Igreja anunciou que ele permanecerá na abadia na qual atualmente vive e que o ex-bispo permanece em isolamento.

A Igreja Católica Romana tem sido abalada por casos de abuso sexual por parte de sacerdotes em todo o mundo. O papa Francisco tenta restaurar a ordem, mas críticos afirmam que poderia ter feito mais para punir parte do clero acusada de abusos e ajudar as vítimas.

(Reportagem de Philip Blenkinsop)

Escrito por Reuters

Últimas Notícias

  1. Home
  2. noticias
  3. papa expulsa ex bispo acusado …

Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência.