Capa do Álbum: Antena 1
A Rádio Online mais ouvida do Brasil
Antena 1
Ícone seta para a esquerda Veja todas as Notícias.

Parceria de Freddie Mercury e Montserrat Caballé

'Barcelona' foi um projeto que mesclava rock e ópera, inovando a cena musical

Placeholder - loading - 'Barcelona' foi um projeto que mesclava rock e ópera, inovando a cena musical.Divulgação
'Barcelona' foi um projeto que mesclava rock e ópera, inovando a cena musical.Divulgação

Publicada em  

Quando Freddie Mercury pensou em seu segundo projeto solo, ele não queria que fosse apenas "mais do mesmo" - suas próprias palavras. "Eu quero que seja algo diferente, que deixe uma marca distinta", refletiu o cantor. Assim, em 1988, nasceu o triunfo que é "Barcelona".

A ousadia e visão inovadora de Mercury, que escolheu se unir à soprano Montserrat Caballé, resultou em uma obra que permitiu a realização de um de seus maiores sonhos: unir o Rock com a Ópera. Ele considerava a cantora lírica catalã a "melhor do mundo", então, abraçou o projeto com muito entusiasmo e determinação.

Após expressar o desejo de gravar com a cantora, que na época tinha 55 anos, uma reunião foi marcada em 1986, dois anos antes do lançamento oficial do projeto. Mercury levou para o encontro o pianista e arranjador Mike Moran e juntos apresentaram a canção "Exercises In Free Love". O vocalista do Queen cantou para ela, imitando a voz feminina com um falsete, e a cantora adorou.

Depois de um tempo, Mercury admitiu que estava muito nervoso quando a conheceu, chamando-a de "minha super diva". "Ela brinca, xinga, e não se leva muito a sério. Isso me surpreendeu muito, porque até aquele momento eu alimentava a ilusão de que todas as cantoras de ópera eram muito sérias e intimidadoras. Mas Montserrat foi maravilhosa", conta o artista.

A abertura do disco é a canção de cinco minutos que dá nome ao projeto. O assistente de Mercury, Peter Freestone, afirma que foi um dos projetos em que ele viu o cantor aproveitar cada momento e mostrar grande criatividade. Ele ainda acrescenta que "o momento mais próximo que vi ele chorar foi quando Montserrat veio e colocou suas primeiras vozes na trilha de 'Barcelona'. Lágrimas encheram seus olhos".

A dupla planejava apresentar a primeira música nas Olimpíadas de 1992, que teriam a cerimônia de abertura em Barcelona. No entanto, isso não ocorreu, infelizmente, porque Mercury faleceu oito meses antes do evento. Contudo, o single ressurgiu nas paradas daquele ano, pois a BBC a escolheu como a música principal para cobrir os jogos.

Esse álbum desempenhou um papel significativo na trajetória e legado de ambos os artistas. Mercury ainda brincava: "Eu pensei, o que mais sobrou para fazer? Quer dizer, eu desafio qualquer outra personalidade do Rock a fazer um dueto com a maior lenda e diva da ópera e sobreviver”. E, realmente, ele era o único que conseguiu tirar de letra um dos maiores duetos da história da música.

Veja também:

ARTISTA DA SEMANA: AMY WINEHOUSE É DESTAQUE NA PROGRAMAÇÃO

VIRALIZOU: “THRILLER” – MICHAEL JACKSON

Descontos especiais para distribuidores

Últimas Notícias

  1. Home
  2. noticias
  3. parceria de freddie mercury e …

Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência.